Estagio de Ensino Fundamental de Historia
Por: FerVendland • 20/5/2016 • Relatório de pesquisa • 4.540 Palavras (19 Páginas) • 1.707 Visualizações
[pic 1]
JORDY – RA 8982242702
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
PIACATU – SP
2015
[pic 2]
JORDY – RA:8982242702
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado ao Curso de História do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP.
PIACATU – SP
2015
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do Aluno.........................................................................04
1. Introdução ........................................................................................................05
2. Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Infantil.
2.1 Observação e Interação na Escola .................................................................06
2.2 Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola.....................................................................................................................08
2.3 Plano de Aula...................................................................................................09
2.4 Regência..........................................................................................................10
3. Considerações Finais .....................................................................................11
Referência Bibliográfica.....................................................................................12
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Jordy
RA: 8982242702
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º
Ano: 2015
Início do estágio: /2015
Término do estágio: /2015
Instituição concedente do estágio
Nome da Instituição: EE. PROFº AMÁLIA VALENTINA RINO
Endereço:– Rinópolis – SP
Telefone: 18 3583 1098
Responsável: Azevedo
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desse relato de estágio é mostrar que é no ambiente escolar que as crianças ganham autonomia e também se socializam umas com as outras. Dentro do espaço da educação infantil é necessária a integração entre o educando e o educador, visando fortalecer a prática e a teoria.
Meu estágio foi realizado na escola EE. Profª Amália V. M. Rino, situada em Rinópolis – SP.
E a partir da presença na escola percebe-se a implantação no método as maneiras trabalhadas no desenvolvimento educacional.
Durante o período de permanência na escola foi possível observar: avaliação das atividades de orientação e discussão do estágio, apresentação do estagiário na unidade escolar, pesquisa no documento de registro do planejamento escolar, entrevista com a coordenadora pedagógica, levantamento dos objetivos e da organização didática da educação infantil, planejamento de aula, observação da aula, e o processo de interação entre alunos com alunos, e alunos com professor.
Com certeza foi uma troca de experiências muito importante.
2.Estudo de Artigo
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
Baseado nas ideias do autor entende-se que por muito tempo alguns autores nos incitam sobre a memória como um fenômeno político e social, em que vivemos na contemporaneidade, porem memória vai muito mais além desta concepção, a mostra como uma força para a construção dos sentidos de continuidade da vida. A memória está entrelaçada em nossas vidas, ao conversarmos com alguém, ler um e-mail, ouvir uma musica tudo nos remete a lembrar de algo na qual guardamos por considerar importante.
Atualmente dentro de uma sociedade que cresce e produz historia em grandes proporções a preocupação em como manter e guardar a memória se propaga entre os grupos, um exemplo disso é a memória afro-brasileira que por muito tempo teve sua historia escondida e depois de muito tempo o governo mantém nas escolas como obrigatoriedade o ensino da afro cultura brasileira e indígena.
Há também fatos históricos políticos como ditaduras, guerras cívicas que por tempos teve seu enredo escondido por motivos diversos, mas que hoje há um questionamento sobre quem participou quem foi culpado, quais os nomes que não aparecem na historia e outros. Hoje temos nas escolas uma memória que não é mais mastigada e entregue pronta ao aluno, mas sim os deixando a par dos fatos estes por sua vez tendo o seu próprio entendimento no que se diz a respeito de história.
Devemos conhecer e entender a ligação entre a história e a memória uma vez que dentro da sala de aula o professor necessita delas para prosseguir um conteúdo, antes a história era tida como memoriável e continuada, porem nos dias de hoje entendemos que a história é repleta de lacunas e incompleta, e com a ajuda da memória é que se pode em alguns casos preencher algumas destas lacunas.
Não podemos cometer o erro de achar que história e memória são as mesmas coisas, a memória nos faz seres únicos nos remete a vida. O artigo ressalta que, a relação entre História e Memória enquanto campos de saber específicos é complexa e contraditória no próprio território do historiador, o que resvala na forma pela qual a relação entre tais campos se estabelece no âmbito educacional. Ambos possuem relação direta com o ensino de História pela especificidade de procedimentos dos quais cada um lança mão para construção de narrativas acerca do pretérito.
...