História: Os conflitos Imperialistas
Por: Mylena Portela • 27/3/2016 • Ensaio • 747 Palavras (3 Páginas) • 7.762 Visualizações
Avaliação de História – 3º Bimestre
1) Vimos que a 1ª guerra mundial se relaciona com vários fatores que explicamos, motivos e as consequências desse evento.
Sendo assim, faça uma relação dos seguintes pontos:
Imperialismo no séc. XIX;
Os conflitos imperialistas (ou também chamados de neoimperialistas) ocorreram principalmente na Ásia e África, mais conhecida como Partilha da África. Países imperialistas como Alemanha, Itália, França, Espanha dividiram a África da maneira que quiseram, não respeitando as fronteiras étnicas e culturais presentes na África (herança negativa que é percebida até hoje, pois ainda ocorrem conflitos por causa disso). Esses países se reuniram na chamada Conferência de Berlim para decidir sobre o "destino" da África. Essa disputa foi um dos fatores que culminaram na Primeira Guerra Mundial, pois todos queriam as terras na África porém não houve um acordo.
Paz Armada e corrida armamentista;
Paz Armada é conhecido como período que antecede a eclosão da Primeira Guerra Mundial. As principais rivalidades econômicas referem-se a disputas por mercados consumidores, fontes de matérias primas e regiões onde pudessem ser investidos capitais excedentes. Nesse contexto, destacam-se, em campos opostos, a Inglaterra e a Alemanha. As rivalidades políticas marcantes envolvem o revanchismo francês contra a Alemanha e a disputa sobre a região balcânica entre a Áustria-Hungria e a Rússia. Tais rivalidades levaram à formação de dois blocos de alianças, de modo que o ataque a um membro da aliança acarretaria o envolvimento dos demais, havendo assim, a partir de um certo momento, situações de altíssimo risco para a eclosão de uma guerra, e sobretudo com um caráter "mundial" devido ao número de territórios e potências envolvidas. Em um bloco, tivemos a Trí-plice Entente (Inglaterra, França e Rússia) e, em outro, a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e a Itália).
Tratado de Versalhes e Revanchismo alemão ;
Com o final da 1º Guerra Mundial, os países derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes (que impunha a estes países fortes restrições e punições). A Alemanha era um desses países que tiveram que assinar o Tratado. Em consequência do Tratado, a Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, e teve que devolver para a França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. Na Alemanha, o tratado foi duro e severo que contribui para o sentimento de revanchismo e nacionalismo alemão (característica nazista). Esse revanchismo fez com que a Alemanha se sentisse humilhada e assim, unindo forças para se vingar. Todos esses fatores (tratado de Versalhes, o revanchismo, o nacionalismo) vai contribuir para a ascensão do regime nazista.
2) O Totalitarismo foi um regime político que ainda surge quando sociedades atravessam crises e descontentamentos.
Analise os pontos:
Motivos
...