Projeto Escola e Comunidade
Por: ato99 • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 613 Visualizações
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2-RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
3-PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
4-CONSIDERAÇÕES FINAIS
1 INTRODUÇÃO
A escola figura como um espaço diversificado, destinado a educação e também a servir de forma ímpar a comunidade, ajudando de forma prática em todos os aspectos necessários para uma boa parceria escola e comunidade, práticas estas que buscam ir ao encontro de um bem maior que é a educação e também um melhor padrão de vida para os moradores das comunidades presentes.
Muito tem se falado sobre a necessidade de uma melhor integração escola e comunidade nos últimos anos, uma proposta de união entre país , professores e da comunidade em geral, ganha força na gestão escolar o que vem ajudar em uma educação com qualidade.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e na constituição de 1988 as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais e a comunidade para um bom aproveitamento da gestão escolar, e com isso um grande ganho para todos.
Mostrar e ensinar aos pais seus direitos, para que possam participar da vida escolar dos alunos, mostra a importância de se implantar um projeto onde haja união de todos nas atividades e eventos da escola, promovendo assim integração entre escola e comunidade.
Conscientizar, estimular e buscar os mais variados meios para que possa se criar hábitos de participação da gestão escolar, e mostrando como é importante no processo de ensino e aprendizagem, criar momentos de integração entre pais e alunos e comunidade, mostrando a eles quanto eles são importantes na vida escolar de seus filhos.
2 RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
A participação efetiva da comunidade na gestão escolar é de grande importância para professores e alunos e de responsabilidade da escola.
A integração efetiva da escola e comunidade traz vários benefícios a todos os envolvidos na busca de qualidade para a educação, porém reconhecemos que há inúmeros obstáculos em relação a essa integração. Porem com tudo isso a escola deve promover essa integração, para que a comunidade possa participar do funcionamento da escola. Para Libâneo (2003, pg 348-349) a organização de atividade que asseguram a relação entre escola e comunidade.
O objetivo dessas atividades é buscar as possibilidades de cooperação e de apoio, oferecidas por várias instituições de ensino .
A atuação da comunidade na escola, pode influenciar de forma positiva nas mais variadas nas mais variadas dimensões da educação. Inúmeras são as formas que a comunidade pode participar do ambiente escolar, claro que não é uma tarefa fácil, porem a escola não pode se afastar da comunidade em que esta inserida e não deve ser vista pela comunidade como algo impossível de se fazer parcerias, deve ser sim visto por ambas as partes como uma união necessária para a educação e para a formação de cidadãos dignos.
Com essa integração se da a democratização do ambiente escolar, se toda via concebemos a comunidade – para cujos interesses a educação escolar deve voltar se a um processo de democratização, parece absurdo uma gestão escolar que não considere a comunidade como parte integrante dessa gestão.
Podemos perceber, portanto que a participação da comunidade na gestão e no ambiente escolar , nos dá um melhor aproveitamento na educação unindo pais, alunos e professores, para uma só meta, ou seja cada qual fazendo o seu melhor, e com certeza agindo dessa forma, iremos engrandecer nossa comunidade, nossa vila, nossa cidade e nosso estado.
3 - PROJETO INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
A escola deve ter a consciência de que uma integração entre a escola e comunidade, deve ter como principal objetivo a eficácia da educação escolar, a escola tem como obrigação prestar contas do seu trabalho, e mostrar como conduz
...