A Escola e sua Função social
Por: Janaina14 • 27/3/2016 • Resenha • 523 Palavras (3 Páginas) • 2.040 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
COMPONENTE CURRICULAR: PROCESSO DIDÁTICO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
SILVA, Maria Alice Setubal Souza et. al. A escola e sua função social. São Paulo: CENPEC. Raízes e Asas v1.
Quando entendemos que a escola é o reflexo de sua sociedade e vice-versa, podemos compreender que se melhorarmos as instituições de ensino, podemos garantir uma sociedade mais digna para se viver. A escola como instituição de ensino ajuda a formar cidadão, instruindo-o a buscar uma realidade melhor, podendo assim esse mudar seu modo de viver, mas para que isso aconteça à própria sociedade como um todo deve contribuir para essa construção. Como sabemos, a educação é o agente que molda uma sociedade, e essa não só se encontra na escola, mas em todos os segmentos da sociedade. Esse ato de educar deve partir de toda e qualquer pessoa, principalmente da família, formando assim um ambiente favorável para que seja feito um bom trabalho.
A compreensão de educação e ensino ainda é muito mal compreendida, muitos acham que os dois tem o mesmo papel, mas esse pensamento ainda é errôneo. Quando se trata de educação, todo o corpo atuante de uma escola e comunidade trabalham em conjunto, cada um com sua função, mas todos em prol dessa educação. A educação é algo amplo, todos podem educar, já quando nos referimos a ensinar, só cabe ao professor esse papel. Também se exige uma sociedade instruída e voltada para o incentivo do saber, haja vista que a vida exige do cidadão, que ele seja produtivo economicamente e correto em suas atividades como agente modificador de sua realidade. Cabe ao docente a função de expor os conteúdos e instruir o aluno, portanto este agente do saber deve ser um profissional que leve para sala de aula a relação do conteúdo ensinado com a utilidade da realidade de vida do aluno, para que esse possa enxergar no que é proposto, uma janela para novas possibilidades.
Precisamos de profissionais que busque compreender a situação de ensino, como também o próprio aluno, buscando ajudá-lo e fazendo com que esse interaja e se sinta acolhido por todo aquele corpo atuante que ali se encontra. Já quando nos referimos ao currículo, vemos que esse é a base de como trabalhar, é todo um planejamento a seguir, vistos pelo que somos o que queremos, e o que entendemos da realidade. Ocorreram muitas mudanças no currículo, já que o mesmo era um tanto diferenciado se transformando assim em unificado. Sua importância é imensa, haja vista que promove e estimula o desenvolvimento de habilidades, garantindo aprendizagem nas experiências, incluindo assim uma metodologia de ensino.
Como vimos à escola não é a única contribuidora para a formação do cidadão, mas como é um local favorável para disseminação do conhecimento, ela tem grande responsabilidade nessa formação. Devendo a mesma fornecer as habilidades e conteúdos importantes para a vida do individuo. Quando o professor despertar o senso crítico no aluno, a consciência social e a paixão pelo saber, esse cumpre o seu papel como formador de um ser pensante, que compreende a sua realidade e a sociedade.
...