A Reforma Gregoriana
Por: ita44 • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 694 Palavras (3 Páginas) • 425 Visualizações
ITAMAR JUNKER DA ROSA- RA 1143575
“REFORMA GREGORIANA”
CLARENTIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
HISTÓRIA MEDIEVAL
Prof. TIAGO TADEU CONTIERO
POLO BOA VISTA – RR
ENTREGA: 04/05/2015
Descrição da atividade[pic 1]
Desenvolva um texto de no máximo 30 linhas explicando o que foi a Reforma Gregoriana bem como os movimentos que se levantaram contrários a ela. Indique ainda as principais consequências dessa Reforma para a Igreja e para a Sociedade Medieval.
A Reforma Gregoriana foi um movimento da Igreja, liderado pelo papado, com objetivo de implantar um programa de normatização das condutas sociais, ocorrida no século XI, para resolver a tensão entre a Igreja e o Estado. Recebeu essa denominação em referência ao papa Gregório VII (1020-1085) que confeccionou um projeto para regulamentar o Pontificado Católico.
As principais diretrizes da Reforma de Gregório VII, foram escritas no Dictatus Papae (ditos do papa), nessas diretrizes ficaram estabelecidas claramente as diferenças de papeis entre os leigos e os clérigos, reforçando a instituição do celibato clerical, que vigorava desde o século IV, foram instituídos os setes sacramentos: batismo, crisma, eucaristia, ordem, casamento, confissão e unção dos enfermos.
Podemos destacar dois movimentos hereges que se impuseram contra a reforma do papado, a heresia Valdense e Cátara. A heresia Cátara defendia a pureza, pregavam o cristianismo puro, acreditavam na dualidade, onde havia um Deus do Bem e um Deus mal, para eles o corpo e alma eram criações diferentes (o corpo era mau e a alma era boa), foram contra os sacramentos da igreja católica, acreditavam no bem, mas somente numa outra vida, por isso tudo era do mal inclusive a igreja.
Já o movimento Valdense tinha como lema a pobreza, renunciavam suas propriedades particulares, para viverem em caridade, como pessoas simples e de fé. Acusavam a Igreja de Roma de ser omissa em não impor absoluta pobreza ao seu clero. Rejeitavam as crenças da igreja católica, foram ferozmente perseguidos e queimados.
A Igreja não demorou muito para reagir contra esses movimentos hereges que faziam oposição aos sacramentos e aos rituais católicos, inicialmente reagiu através de combates verbais aos hereges e posteriormente com sanções que vão desde a excomunhão a morte pelo fogo. Também foi realizado o movimento das cruzadas com objetivos de levar à fé católica e peregrinação a terra santa, mas todas essas ações foram realizadas com objetivo de impedir o crescimento desses movimentos no seio da cristandade.
As principais consequências da Reforma Gregoriana para sociedade medieval foram à transferência do poder e da riqueza que antes estava acumulado com a nobreza feudal e com a Igreja Católica Romana para os novos grupos sociais em ascensão e para coroa. [pic 2]
...