Algemas da Liberdade
Por: 89059105 • 2/5/2017 • Resenha • 519 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
Narrado em terceira pessoa o livro conta a história de Alex, estudante de direito com grande dedicação à vida acadêmica nascido e criado nos moldes da classe média, rotulado como um integrante da “Geração Estudante”, mas, sem experiências para vida prática e profissional.
Após o falecimento de seu pai há um mês, o jovem encontra-se incerto e duvidoso cansado de respostas simplificativas que são utilizadas por pessoas que tentam esquecer do assunto. Decide então recorrer a ajuda de Tales, professor de filosofia e grande amigo de seu pai, para sua grande pergunta: “ Onde está o meu pai? ”.
Ao ver suas tentativas de simples repostas serem rejeitadas percebendo que não poderia se esquivar da questão o professor decide ajuda-lo, com uma única condição o rapaz teria que seguir todas as suas orientações. E alerta-o que a busca pelo conhecimento é um caminho tortuoso, que o primeiro passo para tal é reconhecer que não sabe.
Tales analisando o meio onde Alex vive concluiu que o mesmo faz parte da “Geração Estudante”. Onde para muitos desses jovens o verdadeiro contato com a vida vem após a faculdade. Especificamente, para ele, este contato veio com a morte de seu pai. O professor decide dividir a discussão do assunto em duas partes a primeira propõe um plano de vivência no qual seu novo aprendiz entrando em contato pessoas comuns e do meio artístico, empresarial, boêmio, religioso, político, intelectual, aprendendo sobre as diferentes escolhas, culturas. Para então discutir sobre a não-vida. Alex aceita as orientações de Tales e parti para suas “Vivências Filosóficas”, como ele mesmo denominou, em busca de experiências de vida discutindo com seu amigo e professor de filosofia sobre cada estilo de vida encontrado. Porém, sempre o questionando sobre onde estaria seu pai.
Em sua obra Enildo Marinho Guedes faz uma crítica ao modelo de vida de grande parte da população que vive presa ao trabalho e suas cobranças, preocupadas com o dinheiro, sem tempo para família, saúde, amigos, novas experiências de vida, adquirir conhecimento, que não tendo um senso crítico repete tudo o que a mídia expõe.
E mostra que quando o homem decide partir em busca de novas fontes de pesquisas debatendo assuntos com outras pessoas, no início torna-se difícil pois, sai de sua zona de conforto para uma zona de confronto de conhecimentos, pensamentos e princípios. Porém a medida que adquire conhecimento e se relaciona com as pessoas, o mesmo passa a desenvolver o autoconhecimento permitindo a harmonização de sentimentos e pensamentos, ajudando-o em suas escolhas e consequências para conquistar o que almeja.
Com o enredo bem desenvolvido em cada capítulo um tema é abordado e concluído claramente, porém, permitindo ao leitor tirar as próprias conclusões sobre o tema apresentado. A cada personagem pode-se adquirir novos aprendizados, e utiliza-los no dia a dia. O livro é de boa leitura, embora contenha termos rebuscados não dificulta o entendimento. Voltado para o público que busca novas descobertas, novos conceitos, novas descobertas e conhecer a si mesmo, Algemas da Liberdade contribuirá no início de sua jornada.
GUEDES, E. M. Algemas da Liberdade. 1a ed. Curitiba, HD Livros, 2009. v. 01. 248 p.
...