As Liberdades Públicas: A Declaração De 1789
Dissertações: As Liberdades Públicas: A Declaração De 1789. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brissetto • 18/9/2013 • 398 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
A democracia é o oposto dos regimes absolutistas. É a esperança que acende a idéia de um mundo melhor e mais justo. Quando nos deparamos com o termo “ democracia” a maioria das pessoas fazer alusão ao governo que se “ guia por meio do vontade do povo”, sendo este direitos que a população possuiria de interferir em escolhas e decisões que lhes afetariam diretamente suas vidas.
Porem como fica claro, o espaço político que é gerado pela democracia, e esta é dividido em modelos de democracia direta e indireta. Democracia direta pode ser definida como aquela onde os cidadãos discutem e votam diretamente nas principais questões de seu interesse. Existentes nas civilizações antigas, se reunião em assembléias , onde eram discutidas leias e principais decisões a serem tomadas, mas de acordo com a grande demanda da população este método foi ficando extinto e foi assim dando espaço para a “democracia indireta” .
Podemos verificar que existe a desvantagem do plebiscito, visto que dependem de uma convocação mediante ao decreto legislativo, por proposta de um terço, no mínimo dos membros que compõem qualquer das casas do Congresso Nacional, além de ser um procedimento de alto custo. Porem, sendo o Brasil adepto ao regime de democracia semidireta nos cidadãos, podemos intervir diretamente em questões nacionais, municipais e estaduais. Sendo deste modo não apenas uma forma de governo, mas uma modalidade de estado, um regime político, uma forma de vida. Á livre e direta manifestação da vontade de um cidadão
Debatendo esta questão o lado do sistema atual presidencialista adotado por nosso país, o presidente é escolhido pelo povo, por meio de voto popular, que pode escolher reeleger ou não o candidato na próxima eleição.
Sendo assim o presidencialismo é democrático e muito mais descentralizador, ao contrario do sistema parlamentarista.
Portanto o cidadão deve estar apto para exercer a cidadania através da democracia como um todo.
...