As Sociedades Hidraúlicas e sua Educação
Por: RenataCS2017 • 23/5/2016 • Seminário • 344 Palavras (2 Páginas) • 1.737 Visualizações
Página 1 de 2
As Sociedades Hidraúlicas e sua Educação
As mudanças
- Passaram a fazer o uso da escrita para registrar o conhecimento, de forma que os hábitos e costumes de alguns povos foram modificados.
- As classes sociais passaram a controlar o conhecimento de força material e política, como o Estado, Exército e a Escola, sendo então os responsáveis pela educação do filhos dos nobres. As massas mais pobres continuaram com a educação familiar informal.
- Sociedade Hidráulica foi aquela que teve o seu desenvolvimento em localizações geográficas próximas a grandes rios.
- O Egito é reconhecido como o berço da cultura. Essa civilização é entendida como “ lócus “.
- Nas sociedades hidráulicas as escolas de formação eram reservadas as classes dominantes.
- No período mais remoto do Egito, sua literatura era sapiencial. A tradição era passada de geração para geração .
- A relação pedagógica era mnemônica. O falar bem era o conteúdo e o objetivo dessa educação. O rigor do ensino era presente: ‘ Pune duramente e educa duramente’ .
- Séculos depois a educação egípcia passaria por modificações: ginástica-militar e a natação.
- Surgiria na história do Professor, perito da escrita.
- A partir do Médio Império(2040 a.C) o uso do livro de texto iria tornar frequente e generalizado na educação da nobreza. A habilidade manual de escrever passaria a prevalecer sobre o bem falar.
- É nessa época que se generaliza a escola, passando a existir coletâneas escolares (cadernos de exercícios, hinos, etc.).
- Nessa pedagogia a prática das punições corporais era constante.
- Na civilização Hindu (2000 a.C) como no Egito o aprendizado era mnemônico, tendo como prioridade a moral e a religião. O que a diferenciava do Egito era que não praticavam com frequência os castigos físicos.
- Já na China os processos educativos eram a reprodução da cultura dos livros, que eram transmitidos de forma oral e memorização. Seus letrados eram os mandarins, além de visarem o ensino do cálculo e a alfabetização da escrita chinesa.
Conclusões Finais
Concluímos que a educação do Egito não era para todos. Era uma educação de memorização e muito rígida. Ainda existiam alguns castigos físicos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com