As Sociedades Recoletoras
Por: TheWisp • 10/5/2015 • Monografia • 605 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Escola Básica e Secundária da Calheta
[pic 1]
Ano Lectivo 2010\2011
Trabalho elaborado por:
Pedro Nunes n.º 18
[pic 2]
Introdução ……………………………………………………………………………………………. 1.ª Página
Do Australopiteco ao Homo Sapiens Sapiens ………………………………………… 2.ª Página
A bipedia …….………………………………………………………………………………………… 3.ª Página
O domínio do fogo…………………………………………………………………………………. 4.ª Página
Conclusão………………………………………………………………………………………………. 5.ª Página
Bibliografia…………………………………………………………………………………………….. 6.ª Página
[pic 3]
Neste trabalho eu vou falar sobre as sociedades recolectoras: o que fabricavam, que descobertas fizeram, como evoluíram, etc.
☺ Venham ver!
[pic 4]
O aparecimento do mais antigo primata a apresentar algumas características humanas – o australopiteco – ocorreu há cerca de 3 milhões de anos. Este evoluiu num lento processo chamado Hominização.
Aproximadamente 5 milhões de anos depois surgiu, também na África Oriental, o primeiro verdadeiro hominídeo – o Homo Habilis. A bipedia, deixando-o com as mãos livres, tornou-o num criador de utensílios de pedra - os calhaus talhados - que utilizava para cortar a carne dos animais que se alimentava. Esta capacidade de criar objectos exige uma coordenação entre o cérebro e a mão, que é um sinal de inteligência. Inicia-se assim o Paleolítico, período da História caracterizado pela utilização de utensílios de pedra lascada.
[pic 5]
Esquema da evolução do Homem
[pic 6]
O nosso antepassado australopiteco já era bípede. Isto foi devido a uma importante alteração climática ocorrida na África Oriental e do Sul, modificando as paisagens e a forma de vida. O clima tornou-se mais seco e, por essa razão, os hominídeos foram obrigados a abandonar as florestas e a viver na savana. Esta paisagem aberta levou os nossos antepassados a andar mais tempo em pé, de forma a vigiar a aproximação de predadores.
Com o decorrer dos tempos a postura vertical tornou-se definitiva levando a outras importantes alterações do corpo. A mão, já semelhante à nossa, permitiu aos nossos antepassados utilizar instrumentos que possuíam. O crescimento do crânio proporciono-lhes um cérebro maior, permitindo tornarem-se num criador de utensílios e resolver os problemas que tiveram de enfrentar.
...