Conflitos No Sudão
Dissertações: Conflitos No Sudão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatrizma • 27/3/2015 • 2.744 Palavras (11 Páginas) • 259 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04
1.1. Tema......................................................................................................04
1.2. Delimitação do tema............................................................................04
1.3. Revisão de literatura............................................................................04
1.4. Justificativa..........................................................................................05
1.5. Objetivo geral.......................................................................................05
1.6. Objetivo específico..............................................................................05
2. METODOLOGIA............................................................................................06
2.1. Pesquisa Bibliográfica.........................................................................06
2.2. Pesquisa de Campo.............................................................................09
3. CONCLUSÃO.................................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
1.1. Tema
O Sudão é o maior país do continente africano. Desde a conquista da independência, em 1956, o país enfrenta uma guerra civil envolvendo o governo muçulmano e guerrilheiros cristãos. Esse confronto entre diferentes grupos religiosos provocou a morte de mais de 2 milhões de habitantes, além de 3 milhões de refugiados. Os conflitos em Darfur foram considerados a pior crise humanitária do século XXI, havendo relatos de estupros, assassinatos, roubos, entre outras atitudes perversas envolvendo grupos étnicos diferentes.
O Sudão também é acusado pelos Estados Unidos de financiar grupos terroristas islâmicos e, em 1998, uma suposta fábrica de armas químicas foi bombardeada por tropas estadunidenses.
Conforme dados divulgados em 2010 pela ONU, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nacional é de 0,379 (baixo). Os habitantes sofrem com longos períodos de seca, fato que intensifica a subnutrição em várias porções do território nacional, pois os cultivos de alimentos ficam extremamente prejudicados.
1.2. Delimitação do tema
Uganda, no Sudão, é uma zona das várias marcadas por conflitos. Lealdade política e filiação étnica sempre estiveram ligadas. Por esse motivo, é muito difícil separar a dimensão étnica das rivalidades políticas.
Fatores étnicos são facilmente mobilizados em prol de interesses políticos e econômicos e, por essa razão, freqüentemente se tira proveito deles para esse fim. E quem faz isso não leva em conta o sofrimento que isso acarreta para a população.
1.3. Revisão de literatura
Os conflitos que se têm desenvolvido no Sudão, inserem- se na categoria de conflito persistente, pela sua duração prolongada e pelos motivos que lhe têm
4
estado subjacentes, que radicam, essencialmente, em questões de reconhecimento mútuo. O Sudão situa-se numa região onde se assiste a grandes convulsões e violências, por variadas razões. Incluímos nesta região o Chade, a República Democrática do Congo, o Uganda, o Ruanda, a Eritréia, a Etiópia, a Somália, onde existem problemas resultantes de conflitos e de carências básicas. De fato, tem sido nestes países que as conseqüências dos conflitos, e também dos fenômenos naturais, se têm feito sentir, de forma dramática, tendo provocado, entre outros efeitos de natureza econômica associados à sobrevivência, os maiores deslocamentos de populações dos tempos atuais, com todas as questões humanitárias que lhes estão associadas. Por esta última razão, e também pelo envolvimento da comunidade internacional, principalmente através das Nações Unidas, da União Européia, da União Africana e dos Estados Unidos da América, e pelos apelos para uma intervenção mais ativa da OTAN, para além de outras questões de segurança que decorrem da situação, por força do fator geoestratégico, é de grande interesse procurarmos compreender esta realidade. Daí a justificação para este exercício. Darfur é neste contexto o nome que atualmente é mais citado pela comunicação social, fazendo-se eco das declarações, das posições e das ações tomadas pela comunidade internacional, principalmente, no âmbito das Nações Unidas e da União Européia.
1.4. Justificativa
Lealdade política e filiação étnica estão interligadas no país, e líderes tiram proveito dessa situação. Verdadeira causa da violência são as reservas de petróleo.
1.5. Objetivo geral
A comunidade internacional tem tentado envolver-se na resolução destes problemas, que reconhecidamente afetam a instabilidade regional, sem grande sucesso, até ao presente.
1.5. Objetivo específico
• O conflito entre as províncias do Sul e o regime, atualmente numa fase de adormecimento, e onde estão cerca de 17 000 efetivos das Nações Unidas.
• O conflito do Darfur, acerca do qual foi muito recentemente acordado um
5
cessar fogo, e onde estão destacados cerca de três mil inspetores do cumprimento do acordo de paz anterior (2004), que ainda não teve expressão concreta no terreno, e uma força africana com 7 000 efetivos.
2. METODOLOGIA
2.1. Pesquisa Bibliográfica
Sudão, o país mais extenso do continente africano, vive desde sua independência em 1956 uma situação de conflito inter-religioso, que foi aumentando década após década, até chegar na década de noventa a uma situação insustentável, condenada repetidas vezes pela comunidade internacional.
Desde sua independência,
...