Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Por: Soraya Silva • 31/3/2024 • Resenha • 347 Palavras (2 Páginas) • 72 Visualizações
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de História
FLH0111 - Metodologia da História
Prof. Pedro Telles da Silveira
pedrotellesdasilveira@gmail.com/pdrslvr@usp.br
[pic 1]
QUESTÕES DE ORIENTAÇÃO DA LEITURA
Texto de referência: SANTOS, Wagner Geminiano dos. “Regime de espacialização na educação pública: projetos de universidade, políticas de educação e saber histórico no Brasil (1964-2020)”, in Revista Maracanan, Rio de Janeiro, nº 32, jan.-abr. 2023, pp. 103-127.
1. Entre 1931 e 1955, houve várias tentativas de instituir um sistema universitário a nível nacional no Brasil, todas elas, segundo o autor, mal-sucedidas. Quais foram essas tentativas de organização e sistematização das universidades do país? E quais as características das universidades existentes entre essas décadas que impediram o avanço de projetos de unificação e sistematização universitária no Brasil? (pp. 106-109)
2. No conturbado período entre 1955 e 1964, uma série de propostas legislativas e modelos universitários foram testados no país, destacando-se a criação da UnB. Quais foram as novidades trazidas por essas propostas e modelos? Qual a diferença da UnB frente às demais universidades já existentes no país? Quais eram, por fim, os agentes que pensavam a reforma universitária no contexto anterior à instituição da ditadura civil-militar em 1964? (pp. 109-112)
3. Dentre as medidas que a ditadura civil-militar adotou para reconfigurar o Ensino Superior no país, a principal delas foi a Reforma Universitária de 1968. Descreva as principais características da Reforma Universitária, quais foram seus antecedentes e quais suas consequências e, depois, responda qual era a relação entre Reforma Universitária e projeto de Estado dos governos militares no Brasil? (pp. 102-1116)
4. Na penúltima seção do texto, dedicada aos Programas Nacionais de Pós-Graduação (PNPG), o autor elabora em maiores detalhes uma questão que acompanha a integridade do texto, qual seja, a relação entre ensino e pesquisa como constitutiva do que é a universidade. Considerando a argumentação do autor, qual é a opinião que ele desenvolve sobre o impacto dos diferentes PNPGs no possível desequilíbrio entre as funções de formar professores e desenvolver pesquisa que a universidade assume? (pp. 117-120)
5. Utilize este espaço para trazer sua opinião, comentários, dúvidas e sua avaliação geral sobre o texto (opcional).
...