Historia da educação e da pedagogia
Por: Márcia do Carmo Santos • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.875 Palavras (12 Páginas) • 175 Visualizações
Centro de Educação a Distância
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Pólo de Tucuruí
PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
TUCURUÍ – PARÁ
ABRIL -2014
ACADÊMICOS
Fábio da Silva Siliprandi RA: 410332
Janelara Alves de Oliveira RA: 421888
Marcelo Lima Santos RA: 412846
Márcia do Carmo Santos RA: 413603
Samara Alves Feitosa RA: 421883
Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo.
Trabalho apresentado a Tutora à Distância: Profª. Dra. Camila Beltrão Medina
Disciplina: História da Educação e da Pedagogia
Curso de Pedagogia
3º Semestre.
Tucuruí – Pará
ABRIL-2014
SUMÁRIO
Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------------- 04.
Estamos inseridos no tempo e em todos os lugares-------------------------------------------------05.
A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma ------------------------------------------------------------------------ 06 e 07.
Cronologia geral dos estabelecimentos escolares em cada período------------------------ 07 e 08.
Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo.----------------------------- 09,10, 11.
Considerações finais ----------------------------------------------------------------------------------- 12.
Referências bibliográficas -----------------------------------------------------------------------------13.
INTRODUÇÃO
A partir da pesquisa, elaboraremos e reuniremos relatos representativos da memória da educação escolar no Brasil contemporâneo. Posteriormente, iremos acrescentar um conjunto de elementos que fazem do novo material aquilo a que desde o inicio designamos, onde o homem tem uma cultura e que somos feitos de tempo, pois carregamos histórias do passado, e que a cultura é passada para outras gerações. Nada fica estagnado, apesar da história ser passada de geração a geração, sendo assim não é possível pensar em uma natureza humana com características retrogradas eternizadas. O que se incluem não só no texto mais nos temas tratados, como objetivo de fazer uma reflexão sobre as possíveis articulações entre a educação escolar e a educação midiática no Brasil relativo a esse período.
Estamos Inseridos no Tempo e em Todos os Lugares
Nossas ações e pensamentos mudam no tempo, a partir dos problemas não só da vida pessoal, como também das experiências coletivas. É assim que produzimos a herança cultural dos antepassados e estabelecemos projetos de mudanças , ou seja o presente não se esgota na ação que realiza, mais adquirimos sentido pelo passado e pelo futuro desejado.
Com a história da educação, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam às instituições escolares com teorias que orientam o educador consciente e crítico a necessidade de reconstituirmos o passado e relatando os acontecimentos, esta abordagem da história da educação que trata as questões que estão engendradas nas relações entre as pessoas nos diversos seguimentos da comunidade, em funções disso devem exercer influencias na política educacional, depois transformadas em leis, afim de que se possa defender a implantação de uma educação democrática e de qualidade.
Então preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mais sim conservar seus pilares constituintes afins de não perder conhecimentos e identidades.
À medida que avançam a ciência e a tecnologia, novas ordens sociais se instalam com novos paradigmas, valores e linguagem, a ruptura com o passado torna-se inevitável, desvinculando o homem de suas raízes.
Então a vários relatos como alguns filósofos afirmam que sendo uma construção ativa, dinâmica, a memória nunca é a repetição exata de algo passado (Dussel Finocchio Gojman 1997 : 119), também vêm se reforçando a consciência de fronteiras socioculturais vinculadas ao reconhecimento do pertencimento que, por sua vez é criador de identidade ( Felix, 1998:41). Já (Schacter, 1999:20), afirma que as lembranças não são registros passivos ou aleatórios da realidade à esse passado, articulando elementos temporais, espaciais e de identidade.
Na realidade a memória passa a ser um fator fundamental de identidade e de suporte dos sujeitos coletivos, também na preservação da experiência histórica acumulada, de valores e de tradições referenciais, que fazem parte da cultura política de uma determinada sociedade.
A Origem da Educação Escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma.
Para entendermos a origem da educação brasileira, primeiramente devemos compreender alguns fatos históricos que contribuíram para o mesmo, como: abusos cometidos pela igreja Católica no fim da Idade Média e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista. A partir do início
...