O ATO CRIADOR
Artigos Científicos: O ATO CRIADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julianoramon • 21/5/2014 • 308 Palavras (2 Páginas) • 767 Visualizações
COMUNICAÇÃO E ARTE
O ato criador (1957)
Referência Bibliográfica
DUCHAMP, Marcel. “O ato criador”. In: BATTCOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva 2004.
Resumo
O coeficiente artístico é como se fosse uma relação aritmética entre o que permanece inexpresso embora intencionado, e o que é expresso não intencionalmente, nos diz que a obra propõe significado que não podem ser expressos conscientemente pelo artista na sua totalidade, pois sempre ultrapassa a primeira intenção do autor.
Melhor dizendo, o coeficiente artístico é uma expressão pessoal da arte num estado bruto, onde o público, por meio de sua interpretação, atribui valor as obras e essa liberdade de leitura é responsável pela dinâmica dos julgamentos no tempo.
Citações
“Milhões de artistas criam; somente alguns poucos milhares são discutidos ou aceitos pelo público e muito menos ainda são os consagrados pela posteridade”.
“Em última análise, o artista pode proclamar de todos os telhados que é um gênio; terá de esperar pelo veredicto do público para que a sua declaração assuma um valor social e para que, finalmente, a posteridade o inclua entre as figuras primordiais da História da Arte”.
“O que quero dizer é que a arte pode ser ruim, boa ou indiferente, mas seja lá qual for o adjetivo empregado, devemos chamá-la de arte, e arte ruim, ainda assim, é arte, da mesma forma que emoção ruim, ainda é emoção”.
Comentário Pessoal
O ato criador tem sua finalidade entre dois personagens, o autor da obra e o público, que vai ter o contato com esta obra bruta e vai refiná-la. Sofrerá diversas críticas e ganhará um valor não só financeiro, mas também um valor emocional aos olhos dos mais admiradores da arte.
...