Resenha Secretaria de Estado de Educação
Por: arlesson15 • 10/3/2019 • Resenha • 272 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
Secretaria de Estado de Educação e qualidade do ensino - SEDUC
Resenha critica sobre o vídeo: África (semente, raiz e tempo)
Coari-Am
Arlesson Sales Moriz de Souza
África: Semente, Raiz e Tempo
[pic 1]
Coari-Am
No documentário África: semente raiz e tempo, de Alan Zas, mostra a história africana no com foco especial no Brasil. Ele mostra como foi historicamente a escravidão da época.
Narrada e editada pelo próprio criador (Alan Zas), o documentário dividido em duas partes, mostra como aconteceu a época de escravidão no Brasil logo que os europeus chegaram na África. Conta como foi o começo da “pratica”, até a abolição assinada pela princesa Isabel, e também as dificuldades enfrentadas pelos negros após a abolição.
Isso explica como era o sistema de classes da época onde o negro estava muito abaixo da base (quase não fazendo parte), e também o modo de vida das pessoas, mais no final doa scontas a abolição não foi bem aceita por muita gente da época, reforçando a frase “como a sociedade evoluiu daquela época pra hoje.
Essas brigas, emoções dos dois lados, desigualdade e valores familiares da época são descritas de forma coerente pelo autor da obra. Apesar de ser uma obra que se situa em séculos passados, As frases curtas e simples ajudam a entender melhor o contexto, sem floreios de linguagem.
Por isso, África ( semente raiz e tempo), explica bem uma época vergonhosa do nosso passado, porem se mostra importante sabermos nossa história pra saber quem somos, e como o Brasil conseguiu contornar casos como esses, mesmo que ainda tenha muita gente preconceituosa por aí, o pior já passou, mais não quer dizer que coisas semelhantes não aconteçam.
...