A MÚSICA BRASILEIRA E AS CANÇÕES DE PROTESTO
Por: palomaatb • 23/6/2016 • Relatório de pesquisa • 850 Palavras (4 Páginas) • 662 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo expor o trabalho de apresentação oral A MÚSICA BRASILEIRA E AS CANÇÕES DE PROTESTO utilizado para agregar nota ao 2° bimestre na matéria de Produção Acadêmica – Gêneros Acadêmicos.
A professora Rosa Loberto disponibilizou as características do relatório com o objetivo de que os alunos dispusessem das ferramentas necessárias para a elaboração deste trabalho.
As apresentações foram realizadas na Faculdade Dom Bosco – Campus Marumby, pelos alunos que estão cursando 1° e 2° ano de Administração e 1° e 2° ano de Ciências Contábeis, com uma duração em média de 5 à 10 minutos por dupla.
O propósito principal das apresentações é mostrar como compositores utilizaram variedades lingüísticas para expor suas idéias que foram censuradas, e também, possui o propósito de exercitar a interpretação de texto usando o raciocínio lógico.
Neste trabalho a intenção foi esclarecer as diferentes formas textuais (literários e acadêmicos) e como é muito característico de textos literários se encontrar metáforas, sendo necessária uma interpretação mais detalhada; totalmente diferente do gênero acadêmico, que tem como característica uma escrita mais clara e melhor compreensão e por possuir uma fundamentação e informações sobre o tema referido.
RELATO
As apresentações foram feitas com o uso do PowerPoint e Youtube, como solicitado pela professora Rosa Loberto, as musicas apresentadas indicaram as posições pessoais dos autores sobre a política, formas de opressão e também o intuito de apresentar aos alunos grandes artistas brasileiros que se destacaram durante e após a Ditadura Militar no Brasil.
ÁNALISE
Camisa de Vênus – Simca Chambord
Um dia me pai chegou em casa,
nos idos de 63
E da porta ele gritou orgulhoso,
Agora chegou a nossa vez
Eu vou ser o maior, comprei um
Simca Chambord
O inverno veio impedir o meu namoro no jardim
Mas a gente fugia de noite
Numa fissura que não tinha fim
Na garagem da vovó;
Tinha o banco do Simca Chambord
Fazendo Simca Chambord (4x)
Meu pai comprou um carro,
Ele se chama Simca Chambord
E no caminho da escola eu ia tão contente
Pois não tinha nenhum carro
Que fosse na minha frente
Nem Gordini nem Ford
O bom era o Simca Chambord
O presidente João Goulart,
um dia falou na TV
Que a gente ia ter muita grana
Para fazer o que bem entender
Eu vi um futuro melhor,
no painel do meu Simca Chambord
Fazendo Simca Chambord (4x)
Meu pai comprou um carro,
Ele se chama Simca Chambord
Mas eis que de repente, foi dado um alerta
Ninguém saía de casa e as ruas
ficaram desertas
Eu me senti tão só, dentro do
Simca Chambord
Tudo isso aconteceu há mais de vinte anos
Vieram jipes e tanques que
mudaram os nossos planos
Eles fizeram pior
Acabaram com o Simca Chambord (4x)
Os alunos esclareceram as principais diferenças dos gêneros textuais e suas características, neste trabalho foi destacado o gênero literário com a freqüente presença da linguagem conotativa em varias apresentações.
Na musica ‘’Simca Chambord’’ da banda de punk rock Camisa de Vênus, encontramos referencias diretas e indiretas ao golpe militar ocorrido no Brasil em 1964. No trecho ‘’O presidente João Goulart, um dia falou na TV que a gente ia ter muita grana para fazer o que bem entender; Eu vi um futuro melhor, no painel do meu Simca Chambord’’ de fato tal discurso do então presidente João Goulart ocorreu no dia 13 de março de 1963, anunciando grandes reformas de base em prol dos trabalhadores e cidadãos de classe média baixa, o que gerou grande revolta em grandes empresários da elite econômica no Brasil e forças militares, ocasionando então o golpe que levou Brasil a sofrer 20 anos de ditadura extremamente rígida e militar.
...