TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PROFESSORA

Por:   •  10/5/2022  •  Seminário  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PROFESSORA: AURELICE MARIA DE OLIVEIRA PAULA

ALUNAS: ALANA SUELLEN E CLEICIANE SILVA

QUESTÕES NORTEADORAS PARA DISCUSSÃO DO TEXTO “ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICO-COMPREENSIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ASPECTOS SOCIOPOLÍTICOS E

HISTÓRICOS”

  1. O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS?
  2. QUAL A DIFERENÇA ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESTADO E DE GOVERNO?

UMA POLÍTICA DE ESTADO É TODA POLÍTICA QUE INDEPENDENTE DO GOVERNO E DO GOVERNANTE DEVE SER REALIZADA PORQUE É AMPARADA PELA CONSTITUIÇÃO. JÁ UMA POLÍTICA DE GOVERNO PODE DEPENDER DA ALTERNANCIA DE PODER; CADA GOVERNO TEM SEUS PROJETOS QUE POR SUA VEZ SE TRANFORMAM EM POLÍTICAS PÚBLICAS.

  1. POLÍTICAS PÚBLICAS SEMPRE VIRAM POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO?? JUSTIFIQUE.

NÃO, POIS O BEM – ESTAR DA SOCIEDADE É SEMPRE DEFINIDO PELO GOVERNO E NÃO PELA SOCIEDADE, OU SEJA POR MAIS QUE O ESTADO SEJA DE POLÍTICAS PÚBLICAS O GOVERNO AINDA ASSIM TEM TOTAL CONTROLE DO MESMO PELA CONSTITUIÇÃO.

  1. COMO A SOCIEDADE CIVIL PODE EFETIVAMENTE PARTICIPAR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS?

PARTICIPA POR MEIO DA FORMULAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO E EM ALGUNS CASOS É ASSEGURADA NA PRÓPRIA LEI QUE AS INSTITUI. NO CASO DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE, A SOCIEDADE PARTICIPA ATIVAMENTE MEDIANTE OS CONSELHOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS.

  1. QUANDO SURGIU NO BRASIL O CONCEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS? O QUE MUDOU AO LONGO DESSE TEMPO?

EM MEADOS DE 1930, ÉPOCA DA ERA VARGAS, ONDE FORAM IMPLEMENTADAS  AÇÕES DE PROTEÇÃO Á TRABALHADORES  ATRAVÉZ DA CLT E O ESTADO PASSOU A ASSUMIR DE MANEIRA ATUANTE O SEU PAPEL DE PROMOTOR  DE BEM – ESTAR SOCIAL, COMO TAMBÉM NO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DO PAÍS;

  1. COMO VOCÊ VÊ AS POLÍTICAS PÚBLICAS HOJE NO BRASIL? O QUE PODERIA SER FEITO PARA MELHORÁ-LAS?

 O BRASIL VIVE ATUALMENTE UM PROCESSO DE DESGASTE POLÍTICO, SOCIAL E MORAL. RESSENTE-SE DA FALTA DE CONFIANÇA INTERPESSOAL, ATRAVESSA UMA FASE QUE EMPURRA SETORES DA POPULAÇÃO PARA UMA POSIÇÃO DE MEDO, RAIVA OU INTOLERÂNCIA. PARA MELHORAR; TEM QUE HAVER ESCLARECIMENTO E INFORMAÇÕES DIGNAS DE CRÉDITO, PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO, SOBRE OS PROBLEMAS QUE OCORREM NA NAÇÃO BRASILEIRA.

  1. QUAIS OS PONTOS DE CONVERGÊNCIAS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NOS PAÍSES DA EUROPA E AMÉRICA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990?

CURRÍCULO NACIONAL, LIVROS DIDÁTICOS MELHORES E DISTRIBUÍDOS MAIS CEDO, APORTE DE KITS ELETRONICOS PARA AS ESCOLAS, AVALIAÇÃO EXTERNA, RECURSOS E ETC..

  1. O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE CONSEQUÊNCIAS DA INVERSÃO DE PRIORIDADE?

ENTENDI QUE INVERSÃO DE PRIORIDADE É QUANDO ALGO DE ALTA PRIORIDADE É SUBSTITUÍDO POR ALGO DE BAIXA PRIORIDADE, VISTO POR EXEMPLO NA EDUCAÇÃO, ONDE APESAR DO MUNDO TER SE MODERNIZADO TECNOLOGICAMENTE HÁ VÁRIAS CAMADAS MAIS PBRES QUE NÃO TIVERAM AULAS PRESENCIAIS POR LONGOS PERÍODOS E NEM CONTARAM COM O ENSINO VIRTUAL, DEVIDO AO ALTO DESCASO DOS GOVERNANTES COM A EDUCAÇÃO.

  1. CONFORME O TEXTO, QUAL O PANORAMA DO ENSINO NA DÉCADA DE 1980?

 UM PANORAMA SÓCIO-ECONÔMICO QUE INDICAVAM UMA TENDÊNCIA NEOCONSERVADORA PARA AMENIZAÇÃO DO ESTADO QUE SE AFASTAVA DO SEU PAPEL DE PROVIDOS DO SERVIÇO PÚBLICO.

  1. CONFORME O TEXTO, QUAL O PANORAMA DO ENSINO NA DÉCADA DE 1990?

 UM PANORAMA ONDE SOLICITAVAM DA ESCOLA UM TRABALHADOR MAIS QUALIFICADO PARA AS NOVAS FUNÇÕES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE SERVIÇOS.

  1. COMO O BANCO MUNDIAL INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS?

SUGERINDO O QUE A GARANTIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SEJA MANTIDA PELO ESTADO, DE FORMA GRATUITA, O QUE NÃO SIGNIFICA QUE ELA SEJA MINISTRADA SOMENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS.

  1. QUAL O POSICIONAMENTO DOS NEOLIBERAIS E NEOCONSERVADORES?

 OS NEOLIBERAIS ELES SUGEREM QUE O ESTADO DÊ AOS PAIS VALE ESCOLAS OU CHEQUES COM O VALOR NECESSÁRIO PARA MANTER OS ESTUDOS DOS FILHOS PONTO PARA QUE ASSIM AS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO RECEBERAM RECURSOS DO ESTADO. JÁ OS NEOCONSERVADORES POR SUA VEZ SUGEREM QUE O ESTADO FINANCIA OS ESTUDOS DO ALUNO QUE NÃO PUDESSE PAGAR SEUS ESTUDOS, E OS MESMOS, DEVOLVERIAM OS VALORES DO EMPRÉSTIMO DEPOIS FORMADO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com