TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise compreende as grandes manifestações

Por:   •  4/4/2015  •  Seminário  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Freud: A psicanálise tinha ideias muitas vezes veiculadas de modo errôneo e distorcidos. Para Freud o bebê tem o seu primeiro contato com o sexo ao se alimentar do leite materno o ato de segura o seio provoca outro prazer além do de buscar alimento, Freud afirma que a boca é uma “Zona Erógena”. A psicanálise compreende as grandes manifestações da psique gera um conflito entre as tendências sexuais ou libido. Isso gera sonhos que seriam interpretação freudiana são expressões deformadas ou simbólicas de desejos reprimidos.                

Freud exerceu várias correntes da ciência, da arte e da filosofia, os psiquiatras e psicólogos fazem objeções ao modo como pai da psicanalise apresentam seus conceitos: realidades absolutas e não como hipóteses de instrumentos de explicação.        

Vários conceitos desenvolvidos por Freud serviu a diversos ramos da psicologia que possibilitaram o avanço dessa ciência. A psicologia não se limita a trata de distúrbios, mas tenta a explicar os processos psíquicos humanos.

Fonte de pesquisa: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/psicanalise-a-mente-segundo-a-teoria-de-sigmund-freud.htm

Skinner: Para skinner a teoria de resposta apresenta tais abordagens, são denominados teorias conexionistas, porque sugerem respostas e são motivadas por estímulos. Ele faz uma abordagem periférica e não leva em consideração o que ocorre na mente do aprendiz, são chamados construtos intermediários, durante o processo de aprendizagem e sim com o comportamento observável e controlado por meio de respostas.

 

Fonte de pesquisa: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/resenha-teoria-behaviorista-skinner.htm

Henri Wallon:  Ele reconstruiu seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando o desenvolvimento psíquico das cranças contextualizados, sucedem as etapas do desenvolvimento não se da linearmente, baseando se suas ideias em quatros elementos básicos que são: afetividade, emoção, movimento e a formação do eu. O método adotado por Wallon é o da observação que considera conhecer a criança em seu contexto.

Fonte de pesquisa: http://psicologandonanet.blogspot.com.br/2008/03/teorias-de-desenvolvimento-henri-wallon.html

Piaget: Sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas que provas que os seres humanos passam.

Sensorial-motor (0-2 anos): Ao nascer, o bebê tem padrões de comportamento como sugar, agarra, então o bebê começa a construir esquemas para assimilar o meio ambiente.

Pré-operacional (2-7anos): Abrange a idade de 2 a 7 anos e é dividido em dois períodos: o da inteligência simbólica (2-4 anos) e o período intuitivo (7 a 11 anos)

Operações concretas (7 a 11 anos): O indivíduo desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e casualidade. E capaz de compreender regras e compromissos.

Operações formais (11- 15 anos): A criança alcança o seu nível elevado de desenvolvimento e tornam-se capazes de aplicar o seu raciocínio a todas as classes.

Fontes de pesquisa: http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/

Vygotski: Na teoria internacionalista o ser humano se interage com o meio ambiente, respondendo aos estímulos externos analisando, organizando e construindo seu conhecimento a partir do erro. A teoria construtivista é um sentido geral, pelo qual o indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptando seu próprio conhecimento com o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com