ANÁLISE DO LIVRO O CORTIÇO
Por: Vanessa Rayanne • 15/4/2015 • Resenha • 621 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL SINÉSIO COSTA
ANÁLISE DO LIVRO O CORTIÇO
RIACHO DE SANTANA- BA
OUTUBRO 2014
AUTOR
Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo
Nasceu em 14 e abril de 1857 em São Luís – MA
Faleceu em 21 de janeiro de 1913 em Buenos Aires – Argentina
Principais obras de Aluísio Azevedo
O Mulato - 1881
O cortiço - 1890
Casa de pensão - 1884
O livro O cortiço se passa no Rio de Janeiro, a maior parte da historia é vivida no cortiço, o proprietário desse era João Romão, um português, avarento, ambicioso, trabalhador, que conquistou muitos bens da sua fortuna de maneira ilícita, inclusive explorando Bertoleza que era uma escrava fugitiva, enganava-a com uma falsa carta de alforria, além de sua “criada” Bertoleza era sua amante, com o dinheiro de Bertoleza ele compra um terreno, e constrói um pequeno negocio por meio do furto de materiais da vizinhança. Futuramente João Romão que pretendia se casar com Zulmira, ameaça Bertoleza, dizendo que vai a denunciar ao seu dono, Bertoleza então se suicida. Concidentemente, após a morte de Bertoleza João Romão recebe um título de benfeitor benemérito.
Um tempo depois surge um novo cortiço na região, o “Cabeça de Gato”, cria- se então uma rivalidade, que resulta em um incêndio no Cortiço de João Romão. Depois deste incêndio João Romão, ergue novamente o cortiço com várias reformas , tornando assim um lugar que poderia ser habitado pela classe média .
João Romão também era dono de uma pedreira, ele então contrata Jerônimo para fiscalizar e colocar ordem na pedreira, Jerônimo então começa a morar no Cortiço com sua esposa Piedade, logo Jerônimo se interessa por Rita Baiana uma dançarina provocante e sensual que namorava com firmo um capoeirista. Jerônimo se envolve em uma briga com firmo por causa de Rita e acaba levando a pior, mas como vingança, Jerônimo chama uns amigos e vai ao cortiço vizinho, o “Cabeça de Gato", e mata Firmo.
João Romão tinha um grande “rival” que o invejava por causa da sua riqueza, este era Miranda, apesar de ter o titulo de barão não se conformava. Miranda se casou por interesse com Estela, viviam um casamento infeliz, inclusive Estela o traia com Henrique, um estudante de medicina, no final das contas o romance é descoberto pelo velho Botelho.
ANÁLISE
Principais Personagens:
João Romão
Bertoleza
Miranda
Jerônimo
Rita Baiana
Firmo
Tempo: A Narrativa apresenta o tempo cronológico
Espaço: No Rio de Janeiro, mas na maioria das cenas o cenário é o Cortiço João Romão que se localiza em Botafogo.
...