COORDENAÇÃO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM LITERATURA E ENSINO
Por: Clecla • 25/5/2016 • Monografia • 14.978 Palavras (60 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA.
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
DEPARTAMENTO DE LETRAS
COORDENAÇÃO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM LITERATURA E ENSINO
MARIA DO CARMO ALVES AVELINO
LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO POLÍTICO NA REPRODUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS VALORES DA SOCIEDADE BURGUESA, REALIDADE IDENTIFICADA POR MEIO DA ANÁLISE DOS CLÁSSICOS “CHAPEUZINHO VERMELHO”, OS TRÊS PORQUINHOS E A BELA E A FERA.
CAXIAS
2014
FICHA CATALOGRÁFICA
[pic 1]
MARIA DO CARMO ALVES AVELINO
TEMA: LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO POLÍTICO NA REPRODUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS VALORES DA SOCIEDADE BURGUESA, REALIDADE IDENTIFICADA POR MEIO DA ANÁLISE DOS CLÁSSICOS “CHAPEUZINHO VERMELHO”, OS TRÊS PORQUINHOS E A BELA E A FERA.
Monografia apresentada ao curso de especialização em Literatura e Ensino da Universidade de Estadual do Maranhão UEMA, Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC, como requisito para a conclusão de curso de especialização.
Orientadora: Profa. Dra. Algemira Mendes Macedo.
Caxias – MA.
2014
MARIA DO CARMO ALVES AVELINO
LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO POLÍTICO NA REPRODUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS VALORES DA SOCIEDADE BURGUESA, REALIDADE IDENTIFICADA POR MEIO DA ANÁLISE DOS CLÁSSICOS “CHAPEUZINHO VERMELHO”, OS TRÊS PORQUINHOS E A BELA E A FERA.
Monografia apresentada ao curso de especialização de literatura e ensino da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC, como requisito para a conclusão de curso de especialização.
Aprovada em: ______/_____/________
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________________________
Prof. Sueleny Ribeiro Carvalho
Mestre em Letras.
(CESC/UEMA)
________________________________________________________________
Prof. Rita de Cássia Barros Assunção.
Mestra em Letras.
(CESC/ UEMA)
________________________________________________________________
Prof. Algemira de Macedo Mendes.
Doutora em Letras.
(CESC/UEMA)
DEDICATÓRIA
A produção das ideias, das representações e da consciência está antes de tudo direta e indiretamente ligado a atividade material dos homens é a linguagem da vida real. A representação, o pensamento, o comercia intelectuais dos homens surgem ainda aqui para como a emancipação direta do seu comportamento material. (MAX, p 19).
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por me dar forças para lutar e conseguir vencer todos os obstáculos nessa longa caminhada. À minha família por apoiar-me em todos os momentos da minha vida. Às amigas que contribuíram direto ou indiretamente nesta empreitada.
Ao criador que me dotou do saber e me fez perceber como pessoa humana e capaz de a cada dia poder humanizar-se.
Às pessoas que também empreitam a luta de perceber-se como um ser capaz de pensar no coletivo e acreditar que nós não nascemos assim, na condição de hora escravo hora servo e por fim em uma servidão moderna que tira o sangue a alma e espírito do ser humano.
Àqueles que acreditam que só através da união dos trabalhadores podemos transformar a sociedade e por um fim neste sistema perverso e criminoso que nós vivemos.
(Maria do Carmo Alves Avelino)
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo a discussão e reflexão sobre a temporalidade da alegoria dos contos de fada articulada com a teoria marxista (materialismo, histórica, dialético) sobre os valores burgueses, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos e a bela e a fera, que se consolidam no contexto educacional e familiar, e surge então como possibilidade e naturalização dos valores essencialmente burgueses necessários para a construção de uma construção. Pretende se compreender tal reflexão a partir da construção social dos ensinamentos inseridos na literatura infantil de justificar e legitimar, os valores burgueses de dominações fundamentais para o imaginário infantil no sistema capitalista.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil; Valores burgueses; Capitalismo; Maxismo.
ABSTRACT
This paper aims to discursion and reflection on temporality of allegory Fairy Tales articulated with Marxist theory (dialectical historical materialism) on bourgeois values, Red Riding Hood, the Three Little Pigs and Beauty and the Beast, which are consolidated in the context educational and family, and then emerges as a possibility and naturalization of essentially bourgeois values necessary for the construction of a building. Want to understand this reflection from the social construction of the teachings embedded in children's literature to justify and legitimize the bourgeois values fundamental to the child's imagination in the capitalist system dominations.
KEYWORDS: Children's literature; Bourgeois Values; Capitalism; Maxismo.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO SUTIL E EFICAZ NA REPRODUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS VALORES BURGUESES.
1.1.LITERATURA INFANTIL NAS RELAÇÕES DE CLASSE.
1.2.CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DOS CONTOS DE FADAS.
2. DESCORTINANDO OS CONTOS.
2.1. CHAPEUZINHO VERMELHO.
2.2.OS TRÊS PORQUINHOS.
2.3.A BELA E A FERA.
3. ANALISE COMPARATIVA DAS OBRAS PROPOSTAS.
4. CONCLUSÃO.
...