Educação Especial e Preparação Docente
Por: Aliyah Moreira • 3/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 266 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
WILDILENE PEREIRA MOREIRA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: O DISTANCIAMENTO DO DISCURSO DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Dourados/MS
2016
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
WILDILENE PEREIRA MOREIRA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: O DISTÂNCIAMENTO DO DISCURSO DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Seminário I, como parte das atividades avaliativas. Tutor a Distância: Marilu Ribeiro
Dourados/MS
2016
SUMÁRIO
1. Introdução................................................................................. 04
2. Justificativa........................................................................... 06
3. Objetivos................................................................................ 07
4. Metodologia.......................................................................... 08
5. Cronograma.......................................................................... 09
6. Referências............................................................................. 10
1. Introdução
A formação docente, nas mais diversas licenciaturas, compreende um período em que se adquirem determinados saberes – teóricos e práticos – com vistas ao atendimento ao aluno. Esses aprendizados e as experiências vivenciadas durante a graduação constituem o agir dos docentes, bem como as metodologias e práticas exercidas pelos professores. Contudo, observa-se que, em vários casos, a realidade de sala de aula não corresponde ou se distancia muito das teorias apreendidas durante a formação, de modo que, faz-se necessário repensar a formação do professor considerando as reais precisões de cada contexto escolar e social.
Nesse sentido, viu-se a necessidade de desenvolver um projeto de pesquisa que aborde a formação do professor diante da realidade da Educação Inclusiva. Conforme pontua Díaz (2009):
A formação inicial do professor nos moldes atuais geralmente não considera
as necessidades emergentes do sistema de ensino. Com a democratização do ensino e com a proposta de inclusão de todos os alunos em classe regular, as
escolas estão atendendo uma grande diversidade de pessoas de classes sociais
etnias e necessidades educacionais diferenciadas, embora os professores reclamem da ausência de conteúdos na formação inicial e continuada que deem conta dessas demandas. (Díaz, 2009, p.348)
Dessa maneira, observa-se que a Educação Inclusiva tornou-se uma realidade, e, por consequência, reafirmou-se a importância de uma formação ampla, reflexiva e adequada às especificidades da Educação Inclusiva. Assim, pode-se inferir que a formação docente, nas mais variadas licenciaturas, tem buscado aperfeiçoar suas concepções de ensino tendo em vista a diversidade cultural e os diferentes tipos de deficiências no alunato.
Nesse contexto, legitima-se a importância de analisar o discurso presente na formação docente frente às especificidades da Educação Inclusiva, haja vista que, este tema esteja presente nas atuais discussões no âmbito educacional e, por conseguinte, ressaltando a carência de pesquisas científicas e estudos que considerem essa problemática.
Diante disso, o presente projeto se propõe a buscar bibliograficamente a literatura científica a respeito da Formação Docente e da Educação Inclusiva e, posteriormente, analisar as concepções de formação docente no contexto do curso de Licenciatura de Letras da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
2. Justificativa
A Educação Inclusiva, longe de ser apenas um fato social, é antes de tudo uma obrigação humana, considerando que documentos oficiais tais como a “Declaração dos Direitos Humanos” e outros tratados ideológicos, sociopolíticos e filosóficos pontuam a necessidade de se garantir o direito à educação a todos. Nesse sentido, ao longo do tempo tem surgido teóricos que reafirmam os propósitos sociais da Educação, e, sobretudo, da Educação Inclusiva, social e transformadora.
As transformações e evoluções na sociedade refletem o crescente ingresso no mercado de trabalho e nas instituições de ensino regular de um público dantes marginalizado e excluído, ou seja, existe a inserção de pessoas com diferentes necessidades especiais em diversos setores da sociedade, sobretudo, nas escolas. Dessa forma, observa-se a preocupação dos docentes no atendimento a esse novo público que vem crescendo dia-a-dia tendo em vista a carência de formação qualificada e de pressupostos teóricos específicos.
Nesse sentido, percebe-se que os cursos de Formação Docente encaram uma série de questionamentos concernentes ao preparo e a capacidade do professor formado ou em formação de atuar na Educação Inclusiva, de modo que, observa-se a reprodução de um senso comum, por meio de discursos como “não estou preparado”, “não estou habilitado”, ou algum enunciado de impossibilidade.
Essas visões são embasadas em uma grande trajetória de preconceitos reproduzidos pela sociedade enquanto formadora de opiniões e mantenedora de padrões culturais, sociais e políticos. Nesse sentido, pode-se afirmar que o sistema educacional sempre foi moldado para atender a determinado padrão de aluno – os ditos normais – e, por consequência, distanciou-se dos propósitos de uma Educação que alcançasse a todos.
...