Função livro didático
Por: Shirley Matheus Di Cesare • 24/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 276 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Através das atividades discursivas propostas nos livros didáticos, o aluno deve se desenvolver e progressivamente ir capacitando sua competência no discurso e na língua propriamente dita. O livro didático tem sua função real na sala de aula como a ferramenta que auxiliará professor e aluno a alcançarem estes objetivos.
Os PCN’s 1998:60 definem que quanto à prática de análise linguística deve haver a observação da língua em uso levando-se em consideração fatores geográficos (Variedades regionais, urbanas e rurais) e também fatores sociológicos (gênero, gerações, classe social).
O autor do livro “Por uma vida melhor” mostra que nem sempre a norma culta é verdade absoluta, visto que o ouvinte e o falante devem ter habilidade linguística com relação às variações de acordo com a situação de fala. Ou seja, o falante da língua deve dominar suas variedades para que ouça e seja capaz de entender e de utilizar a que melhor convier à situação de fala em que se encaixa.
Dependendo da comunidade, o livro didático é a única fonte de conhecimento para os alunos e tem uma função mais importante que complementar como ferramenta o desenvolvimento dos alunos.
Sendo assim, os professores devem levar em consideração tanto os alunos como as variações regionais e fatores sociológicos para que a comunicação na sala de aula seja efetiva. Deve-se levar em consideração o funcionamento da língua e não somente a língua culta quando se diz respeito à linguagem como atividade discursiva.
O mais importante é que os alunos tenham interesse pela leitura e possam ler um texto criticamente, sendo capazes de dominar a linguagem escrita e oral para que possam escolher a melhor maneira de utilizar as palavras e de se comunicar adequadamente.
...