Livro Macunaíma (RESUMO PERFEITO)
Por: alvesl • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 367 Visualizações
COLEGIO SÃO PASCHOALL
TRABALHO DE LITERATURA
PROF° ALINE CARRIJO
LUCAS ASSUNÇÃO ALVES 3°B
MACUNAÍMA,
MARIO DE ANDRADE
UBERLÂNDIA
2014
LUCAS ASSUNÇÃO ALVES 3°B
MACUNAÍMA,
MARIO DE ANDRADE
Desenvolver um texto dissertativo expositivo e argumentativo sobre o livro MACUNAÍMA, de Mario de Andrade
UBERLÂNDIA,
2014
Mario de Andrade - Macunaíma
O autor do livro Macunaíma é Mario de Andrade, ele nasceu em São Paulo no dia 19 de Outubro de 1893. Mario foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo brasileiro, foi um dos pioneiros da poesia moderna no Brasil. Foi a figura central do movimento Vanguarda de São Paulo. Ele foi a força motriz por trás da Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922 que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil, tendo sido um dos integrantes do "Grupo dos Cinco". Mario de Andrade escreveu apenas dois romances que foram: Amar, verbo intransitivo (1927) e Macunaíma (1928).
Tempo histórico da obra
Macunaíma é uma obra que busca mostrar o caráter brasileiro da época, segundo o estilo da primeira fase modernista. Uma análise é a de que o povo brasileiro não tem um caráter definido e o Brasil é um país grande como o corpo de Macunaíma, mas imaturo, que é simbolizada pela cabeça pequena do herói. A obra pertence ao Modernismo, movimento literário que teve seu ápice em 1922, com a semana de Arte Moderna. Os modernistas não queriam continuar com o modelo do tradicionalismo cultural, que vinha vigorando no Brasil nas escolas literárias que antecederam o Modernismo. Eles queriam romper com os paradigmas. A vida cotidiana na época era bastante valorizada.
Apresentação Física da obra
Capa:
[pic 1]
Ilustração:
[pic 2]
Apresentação Abstrata da obra
Enredo:
Macunaíma nasce e já manifesta sua principal característica: a preguiça. O herói vive às margens do mítico rio com sua mãe e seus irmãos, numa tribo amazônica. Após a morte da mãe, os três irmãos partem em busca de aventuras. Macunaíma encontra Ci, Mãe do Mato. Depois de dominá-la, com a ajuda dos irmãos, faz dela sua mulher, tonando-se assim imperador do Mato Virgem.
O herói tem um filho com Ci e esse morre, ela morre também e é transformada em estrela. Antes de morrer dá a Macunaíma um amuleto, a pedra verde em forma de sáurio, que ele perde e que vai parar nas mãos do mascate peruano o gigante Piaimã, comedor de gente. Como o gigante mora em São Paulo, Macunaíma e seus irmãos vão para lá, na tentativa de recuperar a pedra verde.
Após falhar com o plano de se vestir de francesa para seduzir o gigante e recuperar a pedra, Macunaíma foge para o Rio de janeiro. Lá encontra Vei, a deusa sol, e promete casamento a uma de suas filhas, mas namora uma portuguesa e enfurece a deusa. Depois de muitas aventuras por todo o Brasil ela resgata a pedra e volta para sua tribo.
O livro é dividido em 17 capítulos.
Personagens:
Macunaíma, Jiguê, Maanape,Ci (a Mãe do Mato), Sofará, Iriqui e Suzi, Venceslau Pietro Pietra (mascate peruano) , Ceiuci e Princesa.
...