Mito É Preciso Saber Gramática Para Falar e Escrever Bem?
Por: arimsenoj • 29/5/2022 • Projeto de pesquisa • 538 Palavras (3 Páginas) • 1.541 Visualizações
mito 7
É preciso saber gramática para falar e escrever bem?
A ideia de que é preciso aprender gramática para falar “bem” está enraizada na sociedade, até os dias atuais. A maioria das pessoas concorda com essa afirmação, mas sabemos que isso não passa de um mito. A visão de que a língua é um simples conjunto de regras, sinônimo de gramática normativa, é que constitui esse pensamento.
agora veremos uma entrevista com o escritor e gramático evanildo bechara para dar rumo ao nosso vídeo
vídeo do gramático e escritor evanildo bechara
No vídeo o gramático e escritor Evanildo bechara diz que para saber falar e escrever bem é preciso estudar a produção dos escritores que souberam escrever bem mas oq é escrever bem ?
O que é escrever bem ?
A expressão falar e escrever bem na maioria das vezes se refere a pessoas que conseguem se comunicar bem e transmitir o que elas estão pensando, mas será que é preciso utilizar a norma padrão pra isso ?
vídeo Carlos Drummond
É explícito no poema que Drummond não sabe as regras da gramática e ainda se auto declara ignorante por isso. Mesmo assim, Carlos Drummond de Andrade foi um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro. Dessa forma, percebemos que escrever bem não significa saber de cor todas as regras gramaticais ensinadas na escola, o importante mesmo é escrever os textos com clareza e coerência.
temos muitos escritores parecidos com drummond platão e o dramaturgo ésquilo por exemplo escrevia suas obras sem usar a gramática
todos eles foram considerados bons escritores então por que a gente ainda tem essa dificuldade de aceitar a gramática descritiva no dia dia
gramática descritiva
As primeiras gramáticas ocidentais foram elaboradas no século II a.c tendo o objetivo de de estudar como as pessoas influentes da época falavam e escreviam. Porém, ao longo do tempo, o que era uma gramática descritiva das manifestações linguísticas usadas por essas pessoas influentes, passou a ser um conjunto de "regras" e "padrões", usado como um instrumento de poder e controle para determinar como as pessoas devem usar a língua corretamente.
Devido ao uso da gramática normativa, perpetuada pelo sistema educacional tradicionalista e pela sociedade, foi difundida a ideia que para uma pessoa falar e escrever bem é preciso saber gramática.
E assim foi se criando um preconceito na sociedade onde as pessoas que não tiveram acesso à escola ou a gramática são burras, ignorantes e até repugnantes para certas pessoas
fotos e relatos de preconceitos linguísticos
Vemos através desses relatos, que tal preconceito ainda ocorre de maneira demasiada na sociedade, por isso sempre devemos considerar a falta de oportunidades estudantis para uma parcela populacional e pensar antes de julgar
Podemos considerar
...