O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NA IDADE ADULTA
Por: Thágore Gutauskis • 7/1/2022 • Monografia • 4.694 Palavras (19 Páginas) • 198 Visualizações
O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NA IDADE ADULTA
Thagore[1]
Profª. Orientadorª: Marcia Pereira da Veiga Bucheb²
RESUMO
A globalização cresceu significativamente nas últimas décadas em consequência disso o aumento do número de adultos que buscam aprender a língua inglesa. Muitos por questões profissionais, viagens ao exterior ou apenas para satisfação pessoal. O presente trabalho vem relatar as características cognitivas, comportamentais e metodológicos apresentados pelos alunos adultos dos cursos de inglês. Consideraram-se dados teóricos e de pesquisa em artigos publicados sobre o tema. A pesquisa busca identificar essas dificuldades que o aluno idade apresenta na fase adulta ao aprender uma Língua Estrangeira. Busca ainda, analisar o processo de aprendizado da língua inglesa na idade adulta e os aspectos que contribuem no processo ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Globalização. Língua Inglesa. Adutos.
1.INTRODUÇÃO
Para analisar o processo de aprendizagem da Língua Inglesa na fase adulta é preciso que entenda em qual circunstância essa busca se faz para melhor compreendê-lo. É preciso que o educador se coloque diante do ambiente que encontrará ao ensinar uma língua estrangeira para alunos já adultos, é imprescindível entender as dificuldades apresentadas nessa fase da vida e saber lidar com as mesmas, sendo assim maior a compreensão por parte do aluno, tornando mais fácil a aplicação de métodos mais eficazes. Os aspectos físicos e psicológicos irão influenciar na concretização do aprendizado.
A pesquisa busca identificar essas dificuldades que o aluno idade apresenta na fase adulta ao aprender uma Língua Estrangeira. Busca ainda, analisar o processo de aprendizado da língua inglesa na idade adulta e os aspectos que contribuem no processo ensino aprendizagem.
Verificar com quais maiores dificuldades que o adulto encontra no seu primeiro contato com a língua inglesa. Identificar como os aspectos psicológicos interferem na aprendizagem e qual a motivação já que o aprendizado requer sua participação oral na sala de aula. Analisar se a exigência da Língua Inglesa no mercado de trabalho atual já é o suficiente para aprender uma língua, sem levar em consideração o gosto do aluno pela disciplina, ainda a importância do interesse do aluno em relação ao objeto do estudo. Mostrar a relevância do erro no processo de aprendizagem da língua estrangeira e o resultado positivo como fator motivacional. Verificar quais os métodos mais eficazes para que o conhecimento da Língua Inglesa seja concretizado na idade adulta.
Em meio à globalização, atualmente a Língua Inglesa se tornou fundamental, é a língua Internacional, a Língua da comunicação com o mundo, como também um dos requisitos para ingresso no mercado de trabalho.
Embora encontremos vários profissionais com o Inglês em seu currículo, a maioria se encontra no nível básico, fazendo com que quem possua a fluência na língua se destaque diante de tanta competitividade.
Voltando-se para o problema abordado, ou seja, a dificuldade de aprendizagem da Língua Inglesa na idade adulta, ainda há a exigência da disciplina como requisito para aceitação no mercado de trabalho estar-se-á diante de uma situação na qual o aluno se encontra em um contexto onde a importância da Língua Inglesa se mostra apenas como componente essencial na conquista profissional, subordinado a um ambiente competitivo, esquecendo-se da riqueza adquirida ao aprender uma segunda língua e as vantagens de se comunicar com o mundo.
Tem-se ainda a idade como fator este que pode desencadear a desmotivação; fatores psicológicos e sociais podem prejudicar a aprendizagem da língua, sendo assim, dá-se neste momento a importância do estudo sobre a aprendizagem na idade adulta e seus aspectos relevantes. Assim, aprender uma língua estrangeira é mais do que apenas um título no currículo, mas a oportunidade de conhecer o mundo e permitir sua participação com no mundo ao seu redor.
Segundo Cohen et al, estratégias de aprendizagem e de uso da língua estrangeira são passos ou ações selecionados pelos aprendizes para melhorar a aprendizagem ou o uso da língua, ou ambos.(...), são pensamentos e comportamentos conscientes que os alunos utilizam para facilitar as tarefas de aprendizagem e personalizar o processo de aprendizagem da língua.
Primeiramente, considere-se o conceito da palavra aprendizagem, processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados.
Trazemos agora esses elementos para o tema abordado na pesquisa; o aprendizado da língua estrangeira e os delimitamos a aprendizagem humana relacionada a educação. Assim, para que se alcance o conhecimento de uma segunda língua, haverá a necessidade, não somente de métodos, regras e significados, e sim da vontade do aluno, sua disciplina, sua aptidão para área linguística, motivação e o valor maior, o amor pela disciplina a ser estudada.
Não é o professor que ensina nem o método que funciona; é o aluno que aprende. Por isso, a motivação do aprendiz no aprendizado de línguas é um elemento chave. (STHUTZ, RICARDO, 2003)
Deve-se lembrar de que a pesquisa busca estudar a aprendizagem da Língua Inglesa a ser realizada no país estranho, e não em um país onde sua língua nativa seja a Língua Inglesa, método que não deve ser igual a qualquer outro método de aprendizado, onde a solução é apurar os ouvidos, redobrar a atenção ao contexto em que se encontram a percepções de expressões faciais, gestos e entonações que vão condicionando o cérebro até que se cheguem a uma proficiência e tal ação automática e a comunicação concretizada.
Sendo assim, torna-se indispensável o estudo voltado para a aprendizagem da língua estrangeira na fase adulta por parte do educador, já que o educador terá a possibilidade de se aproximar do aluno, compreender suas dificuldades não sendo somente o indivíduo que aprende uma língua estrangeira e ter acesso as teorias já existentes sobre o fato a ser abordado.
Não pode se esquecer das vantagens e qualidades que o aluno adulto possui em relação a alunos em outras fases da vida como a responsabilidade, o respeito ao professor, maior valor ao valor conhecimento, o senso comum, a capacidade analógica de vocábulos, as experiências adquiridas e a disciplina que mostram diante do educador, aspectos estes difíceis de encontrar, principalmente em adolescente.
...