O Processo de Alfabetização na Educação Infantil: Uma relação delicada
Por: bru1903 • 8/4/2017 • Trabalho acadêmico • 7.421 Palavras (30 Páginas) • 396 Visualizações
[pic 1]
Pedagogia
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
BRUNA FERREIRA ALVES PIRES
O processo de Alfabetização na Educação Infantil:
Uma relação delicada
Jacareí[pic 3]
2016
O processo de Alfabetização na Educação Infantil:
Uma relação delicada
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo
Orientador: Professora: Okçana Battini.
FERREIRA ALVES PIRES, Bruna. O Processo de Alfabetização na Educação
Infantil: uma relação delicada em Jacareí.
2016.20 páginas. Projeto de Ensino
(Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Jacareí, 2016.
RESUMO
Este documento apresenta um breve estudo sobre a alfabetização na educação infantil. Este trabalho científico foi feito através de pesquisa bibliográfica. A justificativa dá-se pela minha identificação pelo tema e a necessidade de aprofundamento como futura educadora. A problemática é interessante, pois questiona o processo de alfabetização na educação infantil, abordando um grande dilema, entre os que defendem a alfabetização inicial e entre os que são contra. Os conteúdos a serem desenvolvidos no projeto abordam a temática de como o docente pode desenvolver sua aula. Pretendo desenvolver as atividades com as práticas pedagógicas que realizem uma conexão entre o processo de alfabetização das crianças e o mundo real. Os recursos necessários para a realização deste projeto de ensino são: livros, papéis, canetas, pincéis, fantoches, dedoches, CDs, rádio, etc. A avaliação precisa considerar a observação crítica e criativa das atividades,. Para elucidar as questões abordadas no projeto busquei o referencial teórico de Emília Ferreiro, Magda Soares e Maria Ângela Barbato Carneiro.
Palavras-chave: Alfabetização 1. Educação Infantil 2. Práticas Pedagógicas 3. Observação Crítica 4. Avaliação 5.
SUMÁRIO
- Introdução..................................................................................................01
- Revisão Bibliográfica.................................................................................03
- Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino................................14
3.1 Tema e linha de pesquisa......................................................................14
3.2 Justificativa.............................................................................................14
3.3 Problematização.....................................................................................14
3.4 Objetivos.................................................................................................16
3.5 Conteúdos..............................................................................................16
3.6 Processo de desenvolvimento................................................................17
3.7 Tempo para a realização do projeto.......................................................19
3.8 Recursos humanos e materiais..............................................................19
3.9 Avaliação................................................................................................19
- Considerações Finais................................................................................21
- Referências...............................................................................................23
1 INTRODUÇÃO
Está pesquisa expões e analisa conceitos e práticas da alfabetização na educação infantil. Investiga como o professor que atua com crianças até os seis anos, pode oferecer um ambiente em sua sala de aula que estimule o desejo de querer aprender a ler e escrever, possibilitando à criança o direito de ter acesso a algo que vai ser muito valioso no futuro.
As razões da escolha deste tema foi a minha identificação pelo mesmo e a necessidade de aprofundamento como futura educadora, por entender que alfabetização e letramento serão conhecimentos importantes na minha profissão, seja como docente ou gestora de Escola da Educação Básica. Busquei a partir de então, compreender melhor este processo de ensino com a ajuda de artigos, autores, os quais me possibilitaram uma maior compreensão à respeito do assunto, fortalecida também, pela trajetória de uma pesquisa de campo num espaço alfabetizador.
O Processo de Alfabetização na Educação Infantil, uma relação delicada, tem a linha de pesquisa bibliográfica, o tema justifica-se, pois é um grande dilema entre os que defendem a alfabetização inicial e entre os que são contra, percebi que existe uma preocupação com o processo de alfabetização no último nível desta etapa, no trabalho com crianças de 5 e 6 anos a fim de que estas, ao ingressarem no primeiro ano do ensino fundamental, já possuam certo domínio da leitura e escrita e a partir disso há uma discussão.
A discussão apresenta-se pela pergunta: deve-se permitir ou não que as crianças aprendam sobre a língua escrita na pré-escola? A resposta é redondamente afirmativa, pois a defesa da presença da cultura escrita desde cedo, ainda na educação infantil, é bastante esclarecedora: a simples presença do objeto não garante conhecimento, mas a ausência do objeto garante o desconhecimento.
Os objetivos do conteúdo do projeto de ensino são expor e analisar conceitos e práticas da alfabetização na educação infantil, fazendo com que o professor possa oferecer atividades que estimulem nas crianças o desejo de querer aprender a ler e escrever. Existem objetivos específicos no desenvolvimento do projeto, como, que o professor valorize a rotina durante todo o ano letivo e plano de aula; crie um ambiente de aprendizagem rico e estimulante, com práticas que ofereçam contato com material escrito pertinente, funcional e prazeroso; prepare atividades de uma forma que desperte o interesse dos alunos pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático.
...