O que é afinal aprendizagem significativa?
Por: ruanvilson • 5/4/2017 • Artigo • 554 Palavras (3 Páginas) • 637 Visualizações
O que é afinal aprendizagem significativa?
Marco Antonio Moreira
O artigo aborda de maneira detalhada a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A teoria baseia-se no conhecimento prévio do indivíduo, ou seja, naquilo que já existe na estrutura cognitiva; é a interação dos conhecimentos prévios e conhecimentos novos. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva. O conhecimento já existente na estrutura cognitiva do indivíduo especificamente relevante para a aprendizagem de outros conhecimentos é chamado de subsunçor. Os primeiros subsunçores são construídos através dos primeiros anos de vida do indivíduo, quando começa a dar significados a tudo que se ver. Neste caso, ocorre uma assimilação, na qual este processo trata-se de uma interação entre aquilo que o estudante está aprendendo e aquilo que ele já sabe. Para Ausubel é claro, para que ocorra uma aprendizagem realmente significativa, deve se partir daquilo que o estudante já sabe É importante lembrar que os subsunçores podem em vez de dar significados; bloquear novos conhecimentos. Muitas das vezes, aquilo que o estudante sabe, não condiz com aquilo que ele está aprendendo, ou seja, está vendo um mesmo conteúdo, mas de uma forma diferente o que muitas das vezes, na cabeça do estudante se torna confuso e requer cuidado. A teoria da aprendizagem significativa não significa que seja a forma correta, mas é provado que de fato resulta em uma aprendizagem significativa. Com isso, muitos passaram a ter como objetivo a estratégia de ensino da aprendizagem significativa. Mas a realidade é, o que vemos são as práticas promovendo muito mais a aprendizagem mecânica, do que a significativa. Diferente da aprendizagem significativa; a aprendizagem mecânica é aquela em que um conhecimento novo não se associa com um conhecimento existente, fazendo com que o indivíduo não aprenda e sim, memorize.
Existem condições para que ocorra de fato aprendizagem significativa. Primeiro, os materiais utilizados devem ter significados lógicos e extrema ligação com o conteúdo ensinado, quando isso não ocorre é de extrema importância que o professor faça uma espécie de uma ponte entre o que o estudante sabe e o que ele deveria saber. Quando o material é potencialmente familiar, é importante que o professor instigue a curiosidade do estudante para que o mesmo venha fazer um comparativo daquilo que já sabe com novos conhecimentos e redescobrir novos significados. Mas a principal condição está ligada diretamente ao estudante, é necessário que o mesmo esteja motivado e tenha um objetivo a ser alcançado, mas não simplesmente motivado, é necessário que o indivíduo relacione o conhecimento prévio com conhecimentos novos, senão, não passará de uma aprendizagem mecânica. É importante destacar que na aprendizagem significativa assim como na aprendizagem mecânica, é comum que o indivíduo esqueça o conhecimento novo mas, diferente da aprendizagem mecânica, na aprendizagem significativa o esquecimento não é rápido e muito menos total. Acontece que, o conhecimento esquecido está dentro do subsunçor e para que isso torne a dar significados é necessário que este conhecimento seja revisto. .
No entanto, é claro para nós que por mais que haja esforço de muitos, a grande maioria dos professores promovem muito mais a aprendizagem mecânica, puramente memorística do que a aprendizagem significativa. Vejo que, depende muito mais de uma nova postura docente, do que qualquer outra coisa, para que reverta esta situação.
...