O uso do jogo na educação ocidental começou na Grécia Antiga
Tese: O uso do jogo na educação ocidental começou na Grécia Antiga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dudu2015 • 23/2/2015 • Tese • 872 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
1.1 Todas as atividades deverão ser respondidas respeitando as Orientações gerais para cursar a disciplina de Ludicidade postadas no Arquivo. Antes de responder as atividades da Aula 1, faça uma leitura criteriosa dos seus 12 itens e responda: (Valor: 0,0 a 0,5)
A - O texto está compreensível? Marque a opção que corresponde ao seu entendimento:
Sim ( X ); Em parte (___); Não (___).
B -Escolha dois itens que você considerou mais importantes e escreva numa frase o motivo de sua escolha.
R: Itens 5 e 10. O 5 por esclarecer a forma de como enviar corretamente as atividades, e o 10 que sempre tiro minhas dúvidas através do quadro de avisos, às vezes somente em visualizá-lo.
C - Escreva seu parecer sobre essas orientações, se estão adequadas ou não e se facilitam seu trabalho.
R: Considero essas orientações muito importantes, pois nos ajuda e também facilita nosso trabalho como o de vocês, a meu ver estão adequadas.
1.2 Os estudiosos consideram o brincar uma ação necessária para o desenvolvimento da criança e afirmam que: (Valor: 0,4)
I - A brincadeira é a principal atividade/ação da criança;
II - A brincadeira é um processo que inclui afeição, imitação, representação, que ampliam o crescimento e o desenvolvimento;
III - A brincadeira permite que a criança expresse suas emoções, alegrias, medos, angustias e decepções.
IV - A brincadeira permite a construção da consciência de si, do outro e da relação entre ambos.
V - A brincadeira produz estímulos que desenvolvem os aspectos: cognitivo, afetivo, moral, psicomotor e social de forma integrada.
São afirmações adequadas:
(A) I e II; (B) I e III; (C) II e III; (D) II e IV; (E) Todas as alternativas estão corretas (X).
1.3 Copie do texto da aula 1 os conceitos simplificados das seguintes expressões: (Valor: 0,0 a 0,8)
A - Lúdico: Qualidade daquilo que estimula a fantasia, o divertimento ou brincadeira.
B - Brincadeira: É considerado passatempo, entretimento, divertimento, sobretudo entre crianças, que envolve comportamentos espontâneos e geradores de prazer.
C - Brinquedos educativos: São materiais utilizados na educação infantil que permitem à criança ingressar no universo sociocultural, ampliando o desenvolvimento das áreas psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais.
D - Jogo pedagógico: São jogos que permitem a aprendizagem, embora não forneçam o conteúdo diretamente ao aluno. Jogando-o, aprende-se enquanto busca, descobre e raciocina.
Atividades da Aula 02
2.1 “O latim cobre todo o terreno do jogo com uma única palavra: ludus (…). Ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar. (…) Ludus foi suplantado por um derivado de jocus, cujo sentido específico (gracejar, troçar) foi ampliado
...