OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O CURRICULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA EDUCAÇÃO
Por: lucasandreds • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 525 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANCHIETA
CURSO DE LETRAS
SINTAXE
BEATRIZ VIANNA - 7422669420
CAMILA BANARDO - 7090574304
LUCAS ANDRÉ - 1299522119
Turma 5ª SÉRIE
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O CURRICULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA EDUCAÇÃO
ORIENTADORA: Prof.ª MS.ª Maria Eugenia
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O CURRICULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (EM COMPARAÇÃO) NA EDUCAÇÃO
Ministrar aulas para o Ensino Médio não são tarefas fáceis, mas com a ajuda dos programas PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e o Currículo do Estado de São Paulo que foram criados para auxiliar a Escola e os profissionais da Educação, a tarefa não é impossível.
O PCN é um conjunto de documentos que compõem a grade curricular de uma Instituição Educativa. Tem como objetivo guiar as atividades que serão passadas em sala de aula, orientando os conteúdos que serão abordados, sendo adaptados a cada escola, a cada região e a cada “turma”, separados por séries/anos/bimestres e disciplinas.
O outro documento utilizado pelas Instituições Educativas é o Currículo do Estado de São Paulo. Formado em 2008, para auxiliar os professores e alunos sobre conteúdos como Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
Ambos os documentos trabalham em prol dos professores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os conteúdos necessários para se formar como cidadão, independentemente se estiverem em Escolas Públicas ou Privadas. Além disso, são flexíveis para mudanças no percurso do caminho escolar.
Tratando-se de alunos do Ensino Médio, os cuidados são maiores, pois na faixa de idade a partir dos 14 anos, o nível crítico ou até mesmo o desinteresse fica cada vez mais nítido. Matérias como: Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia e Literatura, entram na grade escolar.
O Currículo do Estado de São Paulo, diferente do PCN utiliza do “Caderno de professor e aluno” organizado por série/ano/bimestre/disciplina, são apresentados Situações de Aprendizado para auxiliar os professores durante a aula, separados por Habilidades e Competências, ou seja, maneiras divergentes de ensinar aos diferentes tipos de alunos, com comportamentos diversos, com sugestões e técnicas para as atividades propostas.
Assim sendo, os dois programas de Educação visam o Ensino Aprendizagem aos alunos, sendo eles, de diferentes regiões, diferentes classes econômicas ou diferentes realidades.
REFERÊNCIAS
, acesso em: 20/03/2015
http://portal.inep.gov.br/web/saeb/parametros-curriculares-nacionais, acesso em: 20/03/2015
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/pcnparametros-curriculares-nacionais.htm, acesso em: 20/03/2015
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/235.pdf, acesso em: 20/03/2015
...