PROJETO PEDAGOGICO INVESTIGAÇÃO DO DOCENTE
Por: railda de souza • 7/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.642 Palavras (11 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
Universidade Paulista
PROJETO PEDAGÓGICO
Brasília, DF
2015
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso LETRAS - PORTUGUES
Railda de Souza Macêdo
RA: 1425467
POSTAGEM 2 : ATIVIDADE 2
Taguatinga-DF
SUMÁRIO
1. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1. GERAL 6
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4. REFERENCIAL TEÓRICO 6
5. METODOLOGIA 9
7. CRONOGRAMA 9
1. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Ao procurar uma escola para os filhos, muitos pais acreditam que na escola privada as crianças terão maior atenção, segurança, e uma educação com mais qualidade que promoverá uma melhor formação no futuro. Essa preocupação começa desde a educação infantil, do zero aos cinco anos de idade.
A busca por uma boa educação inicia-se com a informação que os pais têm sobre a escola, o nome divulgado, a mensalidade e a proximidade de casa. A partir destes questionamentos respondidos, os pais sentem-se seguros para deixar seus filhos por meio período ou por período integral na escola. No entanto, a questão mais importante e muito pouco levada a sério, é quanto à formação do profissional da educação.
Sendo quanto os pais de baixa renda procura as escolas publicas, que o governo do Distrito Federal proporciona as crianças, podendo ser em horário integral ou parcial.
Conhecer a formação do professor pode levar os pais a saberem quais são as atividades didáticas aplicadas aos seus filhos. Investigar a formação inicial e continuada do professor que atua na instituição privada pode ser um tanto intrigante, visto que muitas escolas admitem professores não habilitados para atuarem em sala de aula. Geralmente em cursos paralelos como o Kumon.
Dessa forma, há uma preocupação em relação ao conhecimento do professor que estará diante dos alunos da educação infantil, portanto questiona-se: quais as contribuições da formação dos professores da educação infantil, na instituição privada e publica do Núcleo Bandeirante?
2. JUSTIFICATIVA
Educação é um tema muito complexo e sério, e não é fácil falar de educação de qualidade sem discutir a formação do professor.
Pesquisas realizadas afirmam que pessoas atuantes na área da educação infantil não cursaram ou sequer concluíram no mínimo o ensino médio. Esse fato ocorre com frequência nas escolas privadas, pois as mesmas, não possuem tanto rigor no momento da seleção. Assim sendo, a preocupação principal na educação é: será que os atuais professores estão realmente aptos para lecionar?
Sendo que os professores da secretaria de educação do DF, são a grande maioria concursados pelo GDF ou contrato temporário.
Estudos realizados pelo MEC (2002) apontam que a má formação dos professores atrapalha na educação, afinal é na primeira infância que as crianças começam a conhecer o mundo, sendo assim, uma má educação pode gerar grandes transtornos no futuro, por isso é ideal que os alunos sejam bem instruídos desde a infância para que quando esses chegarem à fase adulta, não possuam problemas educacionais.
Dessa forma, a formação de qualidade do professor é de grande importância para que haja eficácia no ensino. Para tanto, cabe aos governantes e as instituições de ensino preocupar se com a seleção dos melhores professores.
Nesse sentido, o estudo aqui proposto visa compreender a necessidade de uma formação de qualidade, a fim de oferecer uma construção coletiva de conhecimento, propondo um ensino e aprendizagem que proporcione alta qualidade educacional para todos os alunos.
3. OBJETIVOS
3.1. GERAL
Investigar a formação dos professores da educação infantil da escola privada do Núcleo Bandeirante e também dos cursos pararelos com o Kumom.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.2.1 Apresentar os pressupostos legais acerca da formação do professor;
3.2.2 Analisar a formação inicial e continuada dos professores da educação infantil;
3.2.3 Identificar as contribuições da formação adequada para a educação infantil.
4. REFERENCIAL TEÓRICO
4.1. CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
...