Pena de morte
Por: dannyletras2013 • 6/1/2016 • Resenha • 688 Palavras (3 Páginas) • 530 Visualizações
As inúmeras possibilidades de avaliação
VAL, O texto na escola: avaliação. (2009), A língua é um sistema que possibilita a interação, logo, facilita a compreensão de que a ação de avaliar um texto escrito é interação, é ato de leitura de uma escrita que busca produzir sentido, é tradição no ato de corrigir redações, não somente buscando erros gramaticais, pois é necessário considerar o conteúdo do texto. Assim, para estimular a escrita é necessário incentivar o aluno e ter cautela com as correções no ato de avaliar.
VAL, Avaliar o quê? E como?. (2009), Durante muito tempo, a forma predominante de avaliar foi a que levava em consideração a ortografia, a pontuação, o uso da crase, a concordância e a regência e quase nem lembra-se de ler o texto, o que acabou tornando-se um equivoco, pois observava-se a forma deixando de lado o sentido. Não levando em consideração a interação, o conteúdo, as intenções, as interpretações e o conhecimento linguístico.
Os textos aqui resenhados tratam de um assunto que vem sendo base de discussões entre estudiosos; acerca de como é feita a avaliação dos textos produzidos pelos alunos no contexto escolar.
Ainda hoje há escolas em que a avaliação de redações está basicamente relacionada à gramática, e o conhecimento do aluno é deixado em segundo plano, esse método é questionado por professores que consideram importante e respeitam o processo individual de aprendizagem de cada aluno, não se restringindo apenas ao que está incorreto gramaticalmente.
Alguns estudiosos tradicionalistas defendem a correção de textos a partir do ponto de vista da gramática normativa, colocando em evidência para o aluno a forma “correta” de escrever usando de forma adequada os acentos, as pontuações e empregando corretamente as classes de palavras, entre outras normas gramaticais, esquecendo até mesmo de avaliar o conhecimento do aluno sobre o tema proposto e deixando de levar em consideração o que mais recentemente vem sendo discutido por outros estudiosos e professores mais atualizados.
Esse novo aspecto sobre avaliação tem como pontos mais relevantes o conhecimento de mundo do aluno projetado no texto, a coesão e coerência das ideias apresentadas, a adequação das ideias ao tema proposto, a clareza do conteúdo entre outras coisas que o educador deve avaliar na produção textual do aluno.
É importante o professor avaliar o texto do aluno apontando o que precisa melhorar e também aquilo em que ele mostrou domínio, porém, não é apenas o educador que avalia seu aluno é possível também o educando avaliar seu educador, observando a forma do mesmo trabalhar e avaliar seus alunos, diante disso é possível observar que o aluno é capaz, mesmo sem perceber, de ser um avaliador.
Há casos em que a escola impõe a maneira que o professor deve avaliar seu aluno, não dando espaço para o mesmo desenvolver sua própria forma de trabalho, entretanto, há outras que dão autonomia para o professor desenvolver seu processo avaliativo e é nesse momento que o docente deve auto avaliar seu próprio método de avaliação, não apenas como meio para atribuição de notas, mas até mesmo para perceber o nível de conhecimento do aluno e seus avanços relacionados à disciplina ministrada.
Portanto, é interessante lembrarmos que existem inúmeras formas de se avaliar e que cabe ao docente desenvolver de acordo com o contexto em que o aluno está inserido, seja socialmente ou culturalmente, a melhor maneira de fazê-la, é evidente que o professor deve levar seu aluno a entender que é muito importante adequar o conteúdo de seu texto ao tema proposto de forma que as palavras tenham relação entre si, entretanto, considerando o estágio de aprendizagem da escrito em que se encontra o aluno, logo, avaliar é analisar e considerar as falhas e as virtudes dos textos assim como suas possibilidades de leitura.
...