Relatório de Estagio de Ensino Fundamental
Por: Wanderson Silva • 12/9/2023 • Trabalho acadêmico • 8.481 Palavras (34 Páginas) • 97 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 8
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 10
5 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 12
6 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 14
7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 16
8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 18
9 RELATO DA OBSERVAÇÃO 20
10 PLANOS DE AULA 22
11 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 25
12 RELATO DA REGÊNCIA 27
13 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 30
CONSIDERAÇÕES FINAIS 31
REFERÊNCIAS 32
ANEXOS ....................................................................................................................33
INTRODUÇÃO
O Estagio Supervisionado I, foi realizado leitura e analise do PPP, de materiais didáticos da escola, entrevista com o docente regente, como também um levantamento de materiais de apoio específicos para a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC, e analise do processo de implementação da BNCC, uma análise também referente aos instrumentos avaliativos utilizados pelo docente, da atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento do componente curricular. Realizei também observações e participações em sala de aula, onde em outro momento elaborei um plano de aula, que os mesmos foram apresentados ao docente do componente curricular e após a autorização do docente eu apliquei minhas regências, sendo depois validado o relatório de estágio.
A documentação é da Escola Municipal João Duarte, localizada na Rua João Paulo Barbosa, n° S/N – Vila Ameixas– Cumaru /PE – CEP: 55658000. Tendo como área de atuação Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos, com o docente Clenio Barbosa da Costa. Em relação a aceitação, fui bem recebido, não havendo nenhum problema em relação a documentação. Realizei o estágio nas turmas do Ensino Fundamental II, mais especificamente 6º, 7º e 8º Ano do Regular.
O estágio foi realizado para proporcionar ao licenciando a vivencia e a análise crítica do cotidiano escolar, por meio de situações reais de ensino. Permitindo a constituição de uma identidade docente baseada na prática docente pedagógica enquanto compartilhando práticas reflexivas e investigativas. O mesmo foi realizado de problematizando o campo da matemática enquanto disciplina escolar buscando refletir sobre seu objeto de ensino e suas especificidades no campo escolar e no processo de ensino – aprendizagem, integrando o estudante com a realidade escolar, social e econômica, estimulando uma análise crítica e reflexiva do espaço escolar bem com a prática docente. Foi realizado no período de 06/02/2023 ate 30/03/2023, especificamente as observações nos dias: 07/03/2023, 08/03/2023 e 14/03/2023; e as regências 21/03/2023; 22/03/2023 e 28/03/2023.Tendo como resultados obtidos a estimulação a identidade do docente de português como sujeito capaz de produzir e ré – significar, a partir prática, saberes da atividade profissional e seu próprio desenvolvimento profissional.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Na novela Rebelde, a recente professora de Língua Portuguesa que se chama Rosa, chega na sala com muitas exigências e logo inicia a aula solicitando aos alunos para abrirem o livro de gramática, a aluna Carla se expressa dizendo que a aula do dia é de Redação. Sendo assim, toda autoritária pergunta para a aluna quem a professora, não deixando mais a aluna lhe interromper; faz uma observação para todos das perdas sofríveis das notas nas aulas de Gramática e Vocabulário. Durante a aula, os alunos Pedro e Diego percebe que ela não tolera de forma nenhuma a fala errada que o aluno Téo lhe respondeu, os dois aprontam e em seguida; toda a turma falar errado e cada um sequencialmente faz de propósito para ser expulso da sala de aula. Na incansável missão de fazer o diretor Jonas, trazer o professor Vicente de volta para a escola. A gramática é uma disciplina central para o ensino da língua portuguesa nas escolas, sendo responsável pela transmissão das regras e normas que regem o uso da língua. É através do estudo da gramática que os alunos adquirem as habilidades necessárias para se expressar corretamente, não só na escrita, mas também na fala. Entretanto, é comum que a gramática seja vista como uma disciplina enfadonha e pouco relevante pelos estudantes, o que pode prejudicar o processo de aprendizagem. Por isso, é necessário que sejam adotadas estratégias pedagógicas que tornem o ensino da gramática mais atrativo e significativo para os alunos.
O ensino da gramática pode ser feito de diversas maneiras, dependendo do objetivo em consonância com a metodologia do professor. Alguns optam por uma abordagem mais tradicional, não apenas com aulas expositivas como também exercícios de fixação, enquanto outros preferem uma abordagem mais contextualizada, com a utilização de textos e situações reais para exemplificar o uso da gramática. Ambas as abordagens têm suas vantagens e desvantagens, o importante é que o professor esteja atento às necessidades e características de seus alunos para escolher a metodologia mais adequada. Além disso, é importante que o ensino da gramática seja integrado a outras habilidades linguísticas, como a leitura aliada à escrita. Através da leitura, os alunos podem entrar em contato com diversos exemplos de uso da língua, ampliando sua compreensão e enriquecendo seu repertório linguístico. Já a escrita permite que os alunos coloquem em prática as regras gramaticais aprendidas, desenvolvendo assim sua capacidade de expressão escrita. Com isso, é possível promover uma aprendizagem mais efetiva e integrada.
...