Resenha do conto O JOGO
Por: Felipe Larini Schneider • 27/5/2022 • Resenha • 299 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
O conto O jogo, desenvolvido por Ernani Mügge e editado pela Oikos Ltda., está presente na segunda edição do livro de contos do autor, denominado Instantes, publicado no ano de 2021, na cidade de São Leopoldo. A obra completa possui, no total, 70 páginas, entretanto, o conto à ser analisado possui, apenas, 4 páginas.
O enredo é desenvolvido através da empolgação da personagem principal, o menino Matheus, que está prestes a dirigir-se ao estádio, para acompanhar um jogo amistoso de futebol entre os times Rui Barbosa e Grêmio, juntamente com seu pai, o senhor Arnildo. Primeiramente, subentendemos que Matheus está eufórico para acompanhar a partida entre os times, sendo que, durante o jogo, também se anima com as vaias, ou comemoração, da torcida. No entanto, é perceptível que, no decorrer da história, a principal motivação que leva a personagem principal à acompanhar a partida, tem relação com a degustação dos lanches disponibilizados aos torcedores, como, por exemplo, o cachorro quente e o refrigerante. Isso pode ser evidenciado, no conto, pelo fato de Matheus esperar ansiosamente pelo intervalo e não estar torcendo especificamente para um time, além de cochilar, próximo ao final do jogo, não demonstrando tanto interesse com o evento. Outro fator que demonstra esse interesse de Matheus com os lanches, é estar sempre questionando seu pai sobre a comida.
Concluindo, considero a obra O jogo, um conto leve, de linguagem simples e acessiva, que tem como objetivo demonstrar a inocência de uma criança, cujo desejo é, apenas, saborear um delicioso cachorro quente e refrigerante, sem se importar muito com a rivalidade presente no futebol. O grande valor da obra está na possibilidade de diferentes interpretações, apesar de apresentar um enredo bastante simples.
...