A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: ariedo • 30/3/2017 • Relatório de pesquisa • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 502 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO - PEDAGOGIA
4º Semestre
SANDRA ARIEDO RA: 340257
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação da professora-tutora a distância SIMONE ANACLETO PARIZ
ARAÇOIABA DA SERRA, 14 DE SETEMBRO DE 2012.
O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO
Estar alfabetizado é um processo que se inicia nos primeiros anos da infância, porém, a alfabetização tem inicio mesmo antes de a criança começar a frequentar a escola. (SANDRA ARIEDO)
Destaca- se que a alfabetização é um conjunto de habilidades, e envolve o desenvolvimento de novas formas de compreensão e o uso da linguagem.
A escola tem um papel fundamental na alfabetização, promovendo o conhecimento e desenvolvendo na criança o domínio do código alfabeto,
E também os processos de aprendizagem e de desenvolvimento emocional caminham juntos, desde o nascimento.
UM POUCO DA MINHA ALFABETIZAÇÃO
Este relato começa a ser descrito e desenvolvido com base na minha Alfabetização que começou aos seis anos de idade, na Escola Municipal do Bairro do Alto da Saúde – Arapuã/PR morávamos num sitio no interior do Paraná.
E antes de ir à escola, eu já sabia escrever e ler, pois minha irmã mais velha, já me ensinava em casa, e sendo que meus pais estudaram até a 2ª serie e não tiveram oportunidade de continuar estudando, eram sábios e nos ajudavam nas lições.
Hoje tenho 35 anos, e tenho boas recordações. éramos em três irmãs, eu sou a 2ª, relembrando da minha alfabetização , foi iniciada com a Cartilha caminho suave, adorava escrever, a noite, a luz de lamparina meu pai pedia pra ler os textos e fazia ditados, tomava a tabuada pra que tirássemos boas notas.
Meu Professor Sebastião de Lara era um bom professor, e como recordações ruins, me lembro de que repeti, no 2º ano, chorei muito e quando tirava nota vermelha, meu pai me deixava de castigo ajoelhada no cimento rústico e me fazia refazer varias vezes a mesma lição.
Meu Pai era o Presidente da minha Escola e ele achava que sua filha precisava ser os exemplos, em disciplina, anseio, pontualidade entre outras...
Mas, quando me lembro das lições que meus Pais me ensinaram tenho muitas saudades, por que hoje já não consigo desenvolver com minha filha de cinco anos os mesmos métodos de ensinos que eles utilizavam.
E desde que, comecei a escrever, eu gostava de copiar poemas, ler livros, e de meus 10 a 22 anos, comecei a escrever poesias, pois, preenchiam um vazio dentro de mim, e aguardo até hoje este caderno com muito carinho. (Sandra Ariedo)
O QUE SIGINIFICA ESTAR ALFABETIZADO
Estar Alfabetizado significa saber a ler e a escrever, e reconhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal.
E também compreender símbolos e reconhecer e compreender esses símbolos e ser capaz de com eles produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados, melhorando desse modo à comunicação entre os sujeitos e incrementando, consequentemente, o seu nível e qualidade de vida.
A alfabetização é designada como um conceito relativo a aprender a descodificar a linguagem escrita. Assim, distingue-se um alfabetizado como alguém que aprendeu e sabe ler e escrever e um analfabeto como aquele que não sabe ler nem escrever.
Mesmo os analfabetos, que não sabem ler e escrever, podem ser considerados letrados, pois, fazem o uso da leitura e da escrita em práticas sociais.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do acto de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. Há três conceito de alfabetização, como, lingua escrita, oral e da alfabetização que não é igual em todas as sociedades.
A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Segundo os conceitos de FARACO,(2006, p.24):
A ALFABETIZÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. E é uma parte pequena, mais importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.
LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimento que permite participar do universo letrado.
Segundo as pesquisas em livros, revistas , Google e nas teleaulas, os conceitos de ALFABETIZAÇÃO é a tradução de um código ou conjunto de dados em formato desconhecido, que depois de decodificado (interpretado ou traduzido) passa ter um formato conhecido e legível, e também Codificar, que é a capacidade de transformar sons, em sinais gráficos.
O conceito de LETRAMENTO pode-se considerar um processo de aprendizagem com o uso da tecnologia da língua escrita.
Podendo a criança usar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. A criança começa a desenvolver o letramento das através do convívio com adultos e mesmo através de livros, rótulos de embalagens, e objetos.
Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Letramento
Na citação abaixo, resume-se a referencia referente a letramento.
“... é a compreender o que é lido e escrever de forma que os outros compreendam o que se escreve”. (Revista Pátio, nº 20, p.7).
...