A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: Janilaa • 19/6/2019 • Dissertação • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 254 Visualizações
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO II – Leitura
ESTRATÉGAS DE LEITURA / PARA ENSINAR A LER
2º BLOCO
É fundamental que o contexto faça parte de todo esse processo, o contexto ele é decisivo para você interpretar o texto. Precisa pensar no texto a partir de um contexto, o que significa o contexto? O contexto não está solto, não são palavras isoladas, quando vemos palavras isoladas nos perguntamos o que significa? Faz toda diferença em qual contexto, a palavra, história está sendo colocada, é importante tomar cuidado, porque muitas vezes o aluno começa a ler, e ele faz uma leitura muito interrompida porque ele vai lendo trechinhos, não pontua a frase corretamente, não fala a palavra corretamente, e então o aluno coloca a sílaba tônica em outra sílaba, entretanto ele tem alguns erros. Isso tudo está ligado ao qual contexto de leitura que ele está fazendo, então como ele não compreende o contexto para ele não tem significado, são simplesmente palavras soltas e isoladas.
- Um dos papeis do professor é trazer o aluno para este contexto. Uma pessoa desavisada que não sabe qual o contexto que a história for organizada, não fez a leitura da história, ela pode fazer outra interpretação completamente diferente daquela em que o texto foi construído. Para fazermos uma boa leitura precisamos tomar algumas decisões que vai nos ajudar a melhor compreensão daquilo que estou lendo.
Como que eu tomo essas decisões? Como chegamos a fazer essas compreensões? Fazemos isso por intermédio das estratégias de leituras, que são procedimento que o leitor faz, que o leitor realize para que ele possa decodificar, compreender e interpretar o texto como uma maior competência. Dentro dessas estruturas resolvemos alguns problemas para alcançarmos certa autonomia leitora, e isso está muito envolvido na prática de textos. De pratica de textos sociais, ou seja, textos reais que circulam na sociedade, não só um texto artificial que foi produzido único exclusivamente para que alguém pudesse aprender a ler.
Uma educação profissional, um professor mediador ele constrói textos para que o aluno aprenda melhor, então tem a ilusão de que se colocar textos com sílabas próximas e parecidas e que o aluno repita essa sílaba, os alunos decorando a estrutura dessas sílabas leram melhor. Por isso que em alguns lugares vemos palavras apenas com P de pato, g de gato colocam palavras muito próximas, e o contexto que trazem não é um contexto social, traz um contexto da sílaba da organização silábica da palavra, às vezes constrói um texto sem significado, é o caso do “vovô viu a uva”, que é para trabalhar o V traz um texto que não tem significado nenhum para o leitor. Então precisa usar textos que estejam dentro de uma prática social, carta, bilhete, receitas, histórias narrativas, diversos outros gêneros que usamos no nosso cotidiano, textos que circulam socialmente. Por essa resolução de problemas desenvolvendo uma autonomia leitora com textos que fazem sentido, tenho um leitor competente. O leitor competente é aquele que consegue fazer a leitura de textos que estão na sociedade, que estão circulando, ele não consegue como só decifrar, mas compreender a estruturação do código.
E o que as estratégias de leitura têm haver com isso? As estratégias de leitura são situações nas quais estou envolvido para dar conta de resolver o problema que construí, qual o meu problema? Ler.
- As estratégias de leitura são um passo a passo para decifrar, qualquer leitor iniciante ou com mais competência leitora, passa por essas estratégias de leitura. Só que muitas vezes não damos conta dela, porque fazemos muito automaticamente, um leitor iniciante vai fazer de uma forma vagarosa, um leitor com maior competência vai fazer de uma forma mecânica do processo, ele faz e muitas vezes não percebe.
- Qual a importância então, se todo mundo faz por que eu tenho que aprender? Vamos pensar que somos aquele agente que vai ensinar o outro a ler, então eu preciso dominar técnicas com as quais o meu sujeito, tenha melhores formas de aprender, são técnicas que vou dominar para poder ensinar melhor. E se tenho uma boa compreensão de qual é o passo a passo que realizo para chegar uma leitura compreensiva, consigo trazer pro meu aluno, melhores condições para isso.
Porque o professor precisa desenvolver as estratégias de leitura com os alunos? Por que ele precisa ajudar o aluno a ter melhor compreensão das estratégias de leitura ou ele precisa a ajudar o aluno a desenvolver melhor, porque assim o aluno terá mais competência na estrutura da leitura, ele vai refletir melhor as estratégias de leitura. Então a primeira parte é:
- Seleção – A seleção é a estratégia que permite o leitor a ter-se a alguns detalhes que são úteis no texto, ou seja, ele escolhe alguns elementos do texto, e porque ele escolhe alguns ele despreza outro. Quais que ele vai escolher? Aqueles que são mais relevantes para ele ou no nosso caso como professor nós vamos ajudar o aluno a selecionar esses elementos, se estou em um texto literário que elemento é importante para que possa ajuda-lo a selecionar? Um texto que é preciso dar conta dos pressupostos nele, se não entender o conceito do que é leitura não vai avançar, então precisa entender os conceitos. É separar aquilo que é mais importante e mais significativo.
Antecipação – Antecipa o que vai acontecer durante a leitura, são momentos que o leitor está levantando hipóteses, previsões. Como que faço as antecipações? Veja seleciono alguns elementos e já vai antecipando quando está selecionando, então se estou tratando de uma história de sombração, por exemplo, quando seleciono aqueles elementos e personagens. Também estou antecipando o que a história já pode trazer, “nossa vai ter suspense”, “vai ter um castelo”. Vou levantando hipóteses do que pode acontecer no texto e isso vai me ajudando a construir todo o contexto que vem a seguir.
...