A APRENDIZAGEM SOBRE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA DO ENSINO GERAL..
Por: Isaac Cadete • 21/10/2019 • Ensaio • 610 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
TEMA: A APRENDIZAGEM SOBRE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA DO ENSINO GERAL.
POR: CADETE, Manuel R. Isaac.
RESUMO:
O tema proposto na senda da transversalidade da educação tem como objectivo principal analisar a necessidade da aprendizagem sobre empreendedorismo na educação secundária do ensino geral, e mais especificamente identificar o potencial de empreendedorismo nos alunos, identificar a influência da aprendizagem empreendedora e arrolar o nível de aproveitamento por parte dos alunos.
A escola é uma instituição estabelecida para educação sistematizada, ou seja, educação formal, e é nela que as crianças desenvolvem diversas competências e habilidades úteis para a vida em sociedade. No contexto actual, o papel da escola mudou muito, além de fornecer uma educação a fim de criar cidadãos conscientes, responsáveis e participativos, tudo isso desenvolvido num processo de ensino-aprendizagem de um conjunto de questões culturais, cognitivas e afectivas, o papel da escola quanto a educação deve ter uma função motivadora ao desenvolvimento estrutural do país, isto é, para maior contribuição no desenvolvimento económico e industrial. Para tal, na grade do currículo educacional é importante a introdução da aprendizagem sobre empreendedorismo, por causa da grande utilidade de agregar valores, identificar e criar oportunidades e transformar essas em algo rentável, e, essa rentabilidade contribui para o desenvolvimento sustentável de um país. Porém, é necessário que ao agregar o empreendedorismo no processo de ensino-aprendizagem haja condições necessárias para identificar potenciais empreendedores e motivar o espírito empreender.
De acordo com a Lei de Bases n.º 17/16, de 7 de outubro, do Sistema de Educação e Ensino estabelece no Artigo 34º que o subsistema o Ensino Secundário Técnico-Profissional, potenciar a aprendizagem de uma actividade laboral socialmente útil, capacitar e assegura uma preparação técnica e profissional para o exercício de uma actividade que contribua no desenvolvimento social e económico, tudo isso vai de encontro o objectivo do empreendedorismo que é que resolver um problema que contribua economicamente e social.
Porém, precisamos tornar isso num facto palpável do ensino e educação em Angola. e quais são então os planos que envolvam essa agregação na educação?
O Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022 no âmbito da política de desenvolvimento de recursos humanos enquadra-se a Agenda 2063 da União Africana que considera que o caminho da prosperidade baseado no desenvolvimento sustentável requer cidadãos educados e uma revolução na educação devendo os países africanos adoptar currículos em todos os níveis de ensino que promovam o empreendedorismo. Na mesma política enquadra-se também a Agenda 2030 das Nações Unidas sobre garantir o acesso à educação de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem que possam aumentar substancialmente o número de indivíduos que tenham habilidades relevantes incluindo empreendedorismo. (PDN 2018-2022, p. 90)
...