A Alfabetização E letramento
Por: Stephanie Soares • 29/6/2023 • Projeto de pesquisa • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 139 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
MIRIAN GONÇALVES DOS SANTOS
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SANTOS
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MIRIAN GONÇALVES DOS SANTOS
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
SANTOS
2022
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mirian Gonçalves dos Santos[1],
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).
RESUMO- O presente trabalho possui como objetivo dispor sobre processos de alfabetização e letramento. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, dispõe que seu intuito é de aprender os quesitos básicos de leitura e escrita. O letramento e a alfabetização são duas etapas distintas, porém necessárias que sejam trabalhadas em conjunto.A alfabetização seria o processo onde a criança aprende a ler e a escrever e o letramento aprende a ler, interpretar. Muitas das atividades realizadas nesta etapa, como os desenhos, não são vistas como ferramentas de aprendizagem (principalmente ao se pensar em alfabetização e letramento), porém, o rabisco para criança possui um significado, e aos poucos ela vai evoluindo. As crianças vivem cercadas de estímulos, e o professor deve fazer o mesmo em sala, criar um ambiente alfabetizador, fazer leituras que propiciem eles reconhecerem o que é texto e imagem e aos poucos irem aprendendo de forma significativa e sem cobranças, da maneira dela.
Palavras-Chave: Educação infantil. Letramento. Alfabetização.
- INTRODUÇÃO
A educação básica é constituída no Brasil por três etapas: educação infantil fundamental e ensino médio. A educação infantil, primeira etapa, é obrigatória a partir dos 4 anos de idade através da Lei de Diretrizes e Bases.
Sendo assim, o educador pode trazer recursos que auxiliem o processo de reconhecimento da escrita ainda na educação infantil, tendo em vista que as crianças vivem cercadas de estímulos.
A alfabetização e o letramento apesar de serem processos distintos, torna-se necessário que se trabalhem juntos. O letramento não se define no resultado de ensinar a ler e escrever, e alfabetizar a decorar o alfabeto.
Recursos como desenho, rabiscos, leitura (todos estes muito presentes na educação infantil), não são diversas vezes visualizados como ferramenta de aprendizagem, porém, todos estes fazem os alunos familiarizar-se, e .
O trabalho carrega consigo informações sobre a educação infantil, alfabetização e letramento e os recursos que o educador pode utilizar em sala.
- DESENVOLVIMENTO
A Educação
Em nossa Constituição de 1988 em seu título VIII, capítulo III, seção I, artigo 205, no qual de fala da educação destaca que:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1988)
No Brasil, a educação básica constitui-se em três etapas: a primeira, educação infantil (para crianças de zero a cinco anos de idade), a segunda, o ensino fundamental (de seis a quatorze anos de idade) e o ensino médio (de quinze a dezessete anos).
A primeira fase da educação básica são aprendidos pelas crianças os quesitos básicos da leitura, escrita e operações básicas matemáticas (mais e menos:); na segunda etapa a leitura e a escrita são consolidadas, assim como aprendizagens básicas da língua portuguesa, natureza e sociedade, história e compreensão do meio. "A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (Artigo 22- Lei de Diretrizes e Bases)
“Atendimento gratuito em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade”(LDB), assim a educação infantil é mantida pelos seus munícipes, e, encontrada nas instituições privadas : “ [...] será oferecida em: creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade” Esta etapa da educação básica possui como foco o desenvolvimento completo da criança: social, físico e psíquico.
No ano de 2013, a LDB foi alterada, onde destaca que as crianças devem estar matriculadas nas escolas a partir dos quatro anos de idade completos, e apesar de estar com quase 10 anos da lei, esta, ainda pega muitos pais de surpresa. "É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade"- (Lei nº 12.796, de quatro de abril de 2013).
...