A Alfabetização e letramento: diferenças e semelhanças
Por: kda.cmp • 27/10/2017 • Projeto de pesquisa • 323 Palavras (2 Páginas) • 2.050 Visualizações
TEMA: alfabetização e letramento: diferenças e semelhanças
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA: Como trabalhar a alfabetização e o letramento de forma lúdica para que a criança consiga codificar e decodificar símbolos sem que a criança perca sua essência?
HIPÓTESE: é de extrema e fundamental importância que o professor tenha conhecimento e domine o conceito de alfabetização e letramento e como este processo acontece nas atividades em sala de aula com os seus alunos.
Alfabetização e letramento estão de certa forma ligados, enquanto um é capaz de fazer o sujeito ler e escrever (decodificar e codificar símbolos) também é capaz de fazer o aluno dominar a língua escrita. O outro é o resultado desse estudo, é a ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, sabendo que este é o objetivo maior da educação.
JUSTIFICATIVA SOCIAL: Mostrar, através do estudo, a necessidade de entender as diferenças entre letramento e alfabetização e a importância que essas duas “peças” possuem na educação infantil, isso não só nas escolas pois é algo que influenciará na vida da criança.
JUSTIFICATIVA ACADÊMICA: É preciso que haja orientação para que todos percebam a seriedade da distinção entre estes dois termos mesmo que haja uma grande semelhança, e reestruturar a atuação dos professores quanto à educação infantil.
OBJETIVO GERAL: Identificar as diferenças entre Alfabetização e Letramento, além de contextualizar conceitos e a historicidade desses na educação brasileira.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Dissertar sobre a importância de entender a diferença e semelhança entre os termos do tema proposto;
- Discorrer sobre a historicidade da educação brasileira envolvendo letramento e alfabetização;
- Orientar os educadores sobre as possíveis maneiras de efetivar práticas que liguem letramento e alfabetização.
METÓDO: Para a realização desta pesquisa será feito um levantamento bibliográfico.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Lei 9.394/96. 10ª ed. Carlos. Roberto Jamil Cury. Rio de Janeiro: DP&A, 2006, p. 214.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização tradução Horácio Gonzáles et.al.24 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
https://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/qual-a-diferenca-entre-alfabetizacao-e-letramento/
...