A Atualidades em Políticas e Gestão Educacional
Por: Tati Santos • 2/6/2021 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 77 Visualizações
[pic 1]
Discente: Tatiane Geremias dos Santos
RA: 8121282
Pólo: Curitiba/PR
Disciplina: Atualidades em Políticas e Gestão Educacional
Tutor: Victor Hugo Junqueira
1 - Descrição da Atividade:
A partir da leitura do texto “Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação”, do professor Demerval Saviani, elabore um texto de, no máximo, duas laudas, explicando o conceito de Sistema e de Sistema Educacional para, em seguida, analisar a formação dos Sistemas Nacionais de Ensino no Brasil, evidenciando sua trajetória histórica até sua acepção atual.
Vale ressaltar que, não deve ser feita uma análise da história da educação brasileira, mas sim dos Sistemas Nacionais de Ensino no Brasil.
2 – Redação
Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação
O sistema educacional é um conjunto de medidas educacionais, no sentido de garantir o direito a educação de qualidade no Brasil, colocando metas e diretrizes a serem seguidas para obter resultados.
A primeira oportunidade de organização do Sistema Nacional de Educação no Brasil ocorreu na década de 1930, com o manifesto dos pioneiros da Educação nova e com a Constituição Federal de 1934. Essa oportunidade foi perdida com o advento do Estado Novo.
Uma nova oportunidade se abriu em decorrência da Constituição Federal de 1946, que reiterou a exigência de fixação, por parte da união das diretrizes e bases da educação nacional. Já no projeto original, a questão da organização do Sistema Nacional de Educação não foi assegurada á vista da assimilação, feita pelos próprios renovadores, do sistema nacional a tese da centralização foi posta nos sistemas estaduais, admitindo o sistema federal em caráter supletivo. Na seqüência, os interesses das escolas particulares, capitaneados pela igreja católica.
Finamente, a terceira oportunidade foi dada pela elaboração da nova Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, em decorrência da atual constituição federal, promulgada em 5/10/1988.
Dessa vez, a organização do sistema nacional de educação foi invibializada pela interferência governamental, que preferiu uma LDB para comprometer sua política educacional.
Concluindo que antigamente o ensino público era muito fraco/precário, e o ensino particular poucos tinham condições financeiras para manter seus filhos e não existiam diretrizes nem metas para serem seguidas, sendo assim tornava ensino de baixa qualidade.
Houve bastante evolução no sistema de ensino do Brasil, que elaborou metas a serem alcançadas como programas de investimentos em escolas entre outros.
3 - Referências Bibliográficas
...