TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Educacional

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

MAYARA MOREIRA DO VALE

Tele coferência exibida 16/06/2011

Avaliação: caminho para aprendizagem

Jussara Hoffmann

Cipriano Luckesi

BRASÍLIA

2019

VÍDEO 1

 

Avaliação como prática contínua

Hoffmann

- Existe a avaliação classificatória, como prova de concurso e a avaliação certificativa, que visa apenas atribuir um certificado a alguém.

- Na escola, na sala de aula, o objetivo é a aprendizagem do aluno. O objetivo essencial da avaliação é aprendizagem.

Luckesi

- O ato pedagógico é o caminho para a aprendizagem.

- Planeja – O professor visa o objetivo a ser alcançado pelo o aluno (a aprendizagem em função de algo). O planejamento é aquilo que garante a definição, a configuração do caminho da aprendizagem.

- Mediador – Execução com cuidado, investimento.

- Avaliação – Auxiliar de acompanhamento, como suporte para aprendizagem.

Com que medida o professor pode pensar no seu ato pedagógico e ao mesmo tempo fazer avaliação da aprendizagem desse aluno?

Hoffmann

A aprendizagem envolve um processo, e esse processo conta com inúmeros procedimentos didáticos. Dentre esses procedimentos esta o processo avaliativo. Não como dissociar o educar do avaliar, porque antes mesmo de entrar na sala de aula, nós estamos pensando sobre quem é esse aluno? Quais atividades eu vou usar? E esse pensar sobre o aluno por si só já é o tempo de reflexão que me leva a propor uma atividade ou outra. Para que assim, planejar uma aula mais adequada para esse aluno.

Luckesi

Dois aspectos sobre a questão do ato pedagógico e avaliação:

1 – Cada um se apropria de um conhecimento a partir da individualidade, da experiência cultural e experiência familiar.

2 – Já na avaliação objetiva (ex: ensinar teoria da relatividade) não tem como saber da teoria da relatividade sem se apropriar daquilo que Einsten formulou.

Então tem um lado desse conhecimento escolar que é objetivo.

O aluno precisara se apropriar desse conhecimento da forma como ele foi constituído historicamente.

No ensino e na avaliação tem duas coisas que precisa ser levado em consideração, aquilo que eu ensino e é objetivo, e aquilo que há singularidade.

VIDEO 2

Avaliação mediadora

Luckesi

O ato de avaliar em dois momentos, momento construtivo e momento de certificação (no sentido de alcance do conhecimento). Ele construiu conhecimento suficiente para avançar.

Hoffmann

O professor como quem instiga/desafia/questione seu aluno.

Para Piaget o mediador é o que provoca, desafios intelectuais significativos.

Para Vygotsky é preciso que o professor consiga interpretar/analisar aquele instrumento mediador (tarefa avaliativa, pergunta de um aluno, ação dele no laboratório).

 

Obs:

O vídeo 2 houve muitos exemplos pessoais que não convém ser transcritos.

VIDEO 3

Instrumentos

Hoffmann

Os instrumentos/metodologias estão a serviço das concepções.

Aprender sobre seu aluno através desses instrumentos, planejando a cada resultado. Quando nos aproximamos do aluno e percebe que pode fazer diferente, há mais aceitação dos alunos a determinado conteúdo.

 As provas e testes são extremamente importantes, mas a finalidade de sua aplicação que muda radicalmente.

Então, tanto para Luckesi quanto para Hoffmann usar prova/teste não é errado, errado é esta ser usada para aprovar/reprovar. Ela serve para diagnosticar.

Maria Teresa Esteban

“Eu considero que o professor vai estar percebendo através dos sinais que  o aluno vai produzindo, seja a resposta dada, seja seu comportamento, suas praticas, possibilidade/impossibilidade, o professor pode ir acumulando informações que vão contribuir para que ele vá compreendendo como é o percurso que o aluno esta realizando. A medida que o professor vai tendo compreensão desse percurso, ele então pode ir estabelecendo processos, praticas, propostas, atividades(...) que possam ser mais favoráveis a cada aluno individualmente na sua sala de aula e ao conjunto de alunos que compõem a sala de aula. Então o professor vai tento esse papel de recolher informação, trabalhar a informação e articulando que o aluno trás com as suas proposições e ir constituindo um projeto de trabalho que vai favorecendo a aprendizagem do aluno. A avaliação é o processo de estar recolhendo essas informações e ir trabalhando essas informações. A avalição é sempre dialógica, o professor quando avalia, não avalia apenas o aluno, ele também se coloca no processo de avaliação”.

Obs:

O vídeo para na metade, na fala de Luckesi sobre a avaliação em 1930, que era exame(aprovava e reprovava).

VIDEO 4

Erro

Maria Teresa Esteban

Um erro é um presente que o aluno da ao professor. Por que se nós estamos querendo compreender como é que o aluno estar fazendo o seu percurso de aprendizagem, se há uma preocupação em compreender esse processo para fazer uma interferência mais significativa para cada um, quando o aluno erra ele expressa uma maneira particular, singular a sua compreensão. O erro não é só o desconhecimento, é um elemento precioso para compreender quais são os caminhos que esse aluno estar percorrendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com