A Avaliação Educacional
Por: nandita • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
A avaliação deve priorizar tanto metas como objetivos que precisam ser seguidos para isso. Lembrando da importância de se levar em conta o comportamento e as atitudes dos alunos em sala de aula, onde o educador exerce um papel muito importante, que é o de orientá-los, buscando amenizar suas dificuldades, para que possam avançar cada vez mais na construção de seus conhecimentos.
As práticas avaliativas realizadas na escola são partes integrantes do processo de ensino-aprendizagem e por este motivo a escola precisa contar com profissionais qualificados para o ensino. Profissionais estes que sejam observadores, pois não são apenas menções e notas que importam, mas também é preciso considerar o comportamento dos alunos em sala de aula, seu interesse, envolvimento e participação nas diversas atividades realizadas pelo educador, e até mesmo as interações com os colegas.
Dessa forma, o educador atual precisa de prévia preparação, adquirindo conhecimentos não somente a respeito dos conteúdos e estratégias que irá utilizar para ensinar os alunos, mas também, e, fundamentalmente, sobre os métodos avaliativos que irá utilizar para avaliar o rendimento escolar dos alunos. Assim sendo, entende-se que para avaliar atualmente é necessário deixar os métodos tradicionais de lado e utilizar métodos construtivistas, buscando avaliar os conhecimentos construídos pelos alunos, sua visão de mundo e o que aprenderam a partir dos mais diversos conteúdos estudados. Isso implica planejamento e organização do tempo dedicado às atividades, para que sejam utilizados métodos avaliativos contextualizados, onde os alunos não apenas recebam os conhecimentos de forma passiva, mas demonstrem que são capazes de construir por si só seus próprios conhecimentos.
Na realidade a avaliação não deve ser utilizada apenas para avaliar o comportamento e o rendimento do aluno, mas deve avaliar o contexto escolar como um todo, sendo capaz de realizar dessa forma um diagnóstico preciso das ações desenvolvidas na escola, com o intuito de promover medidas que facilite o suprimento das mais diversas dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem, isso tanto em seu sentido teórico como também prático.
É notório priorizar que a avaliação e a aprendizagem dos alunos se encontram intimamente associadas, permeando todo o ensino-aprendizagem realizado na escola, bem como as ações tanto dos educadores, ao ensinar, como também dos alunos, ao aprender, o que deve acontecer de forma planejada e organizada.
...