A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Por: ketilerosangela • 7/12/2018 • Relatório de pesquisa • 488 Palavras (2 Páginas) • 484 Visualizações
1 Desenvolvimento
1.2 Finalidades da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação, ela é o ponto de partida para a construção de um currículo, ao organizar e articular as habilidades a serem ensinadas ao longo da educação. Portanto, a respeito desse documento é possível constatar que a BNCC é o currículo para a educação infantil; o currículo para o planejamento do professor enfim o currículo é para todas as escolas em geral.
Neste documento determina que essas competências, conteúdos e habilidades devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens estejam, de onde moram ou estudam. A BNCC deve ser seguida em todas as escolas seja pública ou privada, dessa forma, espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, aumentando a qualidade do ensino no país. A Base Comum Curricular também tem como objetivo formar estudantes com conhecimentos e habilidades consideradas fundamentais para o seu desenvolvimento e formação no futuro, estimulando as práticas pedagógicas e a modernização dos recursos utilizados, promovendo a atualização do grupo de professores e das instituições de ensino.
1.3 Fundamentos legais
A BNCC e os Professores formam uma dupla para ajudarem os alunos a se
desenvolverem e a criarem suas identidades. Então os fundamentos legais são o compromisso com a formação e o desenvolvimento intelectual, físico, social, afetivo, moral, simbólico e ético. O Comprometimento com a educação de seus alunos independentemente da duração da jornada escolar de cada instituição. As competências buscam a construção humana completa e a formação de uma sociedade mais consciente, democrática e inclusiva.
As construções dos métodos de ensinos educativos estão sempre ligadas: as necessidades, possibilidades e interesses dos alunos e sem falar nos desafios que são encontrados em meio a sociedade, onde o professor buscar formar pessoas autônomas e capazes de se servir dessas aprendizagens colocadas em suas vidas. E para isso o educador deve definir suas competências cognitivas onde ele deve dominar e valorizar os conhecimentos formados encima do lugar que vive socialmente e culturalmente para poder explicar e assumir a consciência crítica, a responsabilidade, e atitude proativa. E nas competências comunicativas deve-se trocar ideias, informações em diferentes contextos, e experiências com bases nos conhecimentos das linguagens oral e escrita ou verbo-visual (como Libras), corporal etc. que mostrem o entendimento entre ambas as classes. E com as Competências pessoais e sociais: primeiramente se conhecer, se avaliar e de cuidar de si próprio estar sempre exercitando, a cooperação, a conversa, a compreensão e o respeito por todos que os rodeiam sem extinção de cor, raça ou classe social. A competência geral serve como um todo para as definições de competências para cada área e cada componente, formando um caminho até os objetivos de aprendizagem que serão alcançados por quem os procura.
...