A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO NA PROGRESSÃO CONTINUADA NAS SERIES INICIAIS
Por: melani herrero • 22/10/2019 • Artigo • 3.837 Palavras (16 Páginas) • 182 Visualizações
UNISALESIANO
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização nas Séries Iniciais
Mélani Cristi Herrero
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO NA PROGRESSÃO CONTINUADA NAS SERIES INICIAIS
TUPÃ
2015
MÉLANI CRISTI HERRERO[pic 1]
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO NA PROGRESSÃO CONTINUADA NAS SERIES INICIAIS
Artigo apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, como requesito parcial para obtenção de título de especialista em Alfabetização nas Series Iniciais sob a orientação Profª Ma. Daniela Aparecida Francisco e orientação técnica Marcos José Ardenghi.
TUPÃ – SP
2015
MÉLANI CRISTI GONÇALVES HERRERO
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO NA PROGRESSÃO CONTINUADA NAS SERIES INICIAIS
Artigo apresentado ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, para obtenção do título de especialista em Alfabetização nas Séries Iniciais.
Aprovada em: ____/____/____
Banca examinadora:
Profª Orientadora: MSª Daniela Aparecida Francisco
Titulação:
Assinatura: ______________________________
Prof. Dr. Marcos José Ardenghi
Titulação: Mestre em Educação Matemática pela PUC
Assinatura: ______________________________
RESUMO
O artigo apresentado tem como principal objetivo abordar o conceito de continuada. A abordagem do tema é devido ao fato que na Progressão Continuada não se elimina a avaliação, ao contrario é parte fundamental da proposta da progressão, pois ocorre em todos os momentos educacionais como uma das formas de reconhecimento dos diferentes ritmos e necessidades dos alunos avaliação na progressão. O estudo apresentado enfatiza também a prática avaliativa nas escolas como uma solução sistemática e integral desde que seja avaliação formativa e não apenas taxativa, propiciando aos educandos novas possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem, e ao professor informações mais precisas, mas qualificativas sobre os processos de aprendizagem assim garantindo uma verdadeira progressão continuada.
Palavras chaves: Avaliação; Progressão Continuada; Escola.
ABSTRACT
The submitted article aims to address the concept of continuing. The theme approach is due to the fact that the Continued Progression is not eliminated the evaluation, unlike is a key part of the proposal progression, as occurs in all educational moments as a form of recognition of different rhythms and needs of students in assessment progression. The present study also emphasizes the assessment practice in schools as a systematic and comprehensive solution since that formative assessment is not just exhaustive, providing learners new opportunities for development and learning, and the teacher more accurate, but qualifying on learning processes thus ensuring a true continuous progression.
Key words: Evaluation; Continued Progression; School.
INTRODUÇÃO
Atualmente as escolas públicas experimentam dificuldades profundas entre elas: a falta de capacitação do professor, indisciplinas por parte dos alunos, salários dos profissionais baixíssimos dentre outros. O principal desafio hoje está no aprendizado dos alunos, pois ainda encontram dificuldades com salas muito cheias e diversos outros fatores sociais, como violência, miséria, epidemias, instabilidade econômica e política.
Obrigatoriamente a escola e os professores precisarão ajustarem-se a isso, atendendo de forma individualizada esses alunos, para que eles não sejam fadados ao fracasso dentro e fora da escola. Considerando que o fracasso não está só no perfil anterior, existem também diferentes e múltiplas perspectivas, começando nas diferenças entre alunos, diferenças da prática educativa dos professores, diferenças em termos de abordagens teóricas.
Por fim, situar o fracasso escolar como fenômeno pedagógico obriga-nos a reconsiderar os sistemas de ciclos, a chamada progressão continuada, que surgiu com a idéia de diminuir os efeitos do fracasso escolar.
O Regime de Progressão Continuada tem sido o principal tema nos últimos tempos. Pois segundo a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases):
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, instituída no Estado de São Paulo pelo Conselho Estadual de Educação – CEE (Deliberação n 09/97) e adotada pela Secretaria de Estado da Educação – SEE, a progressão continuada permite que a organização escolar seriada seja substituída por um ou mais ciclos de estudo. Essa medida altera radicalmente o percurso escolar e, como resultado, a forma pela qual os alunos nele se movimentam: se antes, ao final de cada ano letivo, aprova-se ou reprova-se os alunos com base no desempenho alcançado, espera-se agora, que a escola encontre maneiras de ensinar que assegurem a efetiva aprendizagem de sua clientela e, consequentemente, seu progresso intra e interciclos.(SÃO PAULO, 2011, p.132)
...