TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  22/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 11

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

IDENTIFICAÇÃO- NOME e RA

SHIRLENE FATIMA LEITE DE SOUZA RA 2337642905

CULTURA E ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR

Hortolândia

2020

IDENTIFICAÇÃO- NOME e RA

SHIRLENE FATIMA LEITE DE SOUZA RA 2337642905

Desafio Profissional apresentado às disciplinas de:

Educação e Artes

Letramento e Alfabetização

Literatura Infantojuvenil

Ludicidade e Educação

Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento.

Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil

Tutor (a) EAD – Renata de Lima Torres Morinigo

Tutor (a) Presencial – Carlos Eduardo Zorzenon

Hortolândia

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................3

DESENVOLVIMENTO.............................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................11

INTRODUÇÃO

O mundo, a civilização, as pessoas vivem em transformações diárias, visto que as tecnologias transformam as rotinas diárias em algo novo a cada instante, o que aconteceu ontem, hoje é criado com modificações e nesse processo acelerado as pessoas precisam ser criativas e inovarem sempre.

O ambiente escolar deve ser o eixo norteador desse processo de criar e inovar diariamente.

A arte e a ludicidade são uma inovação que exige que toda a estrutura escolar se modifique torne os profissionais em pesquisadores e que o ensino se modernize para o real sucesso na aprendizagem, sabemos que há desigualdades sociais e a exclusão de toda a ordem estão presentes na escola e o nosso grande desafio é estabelecer qualidade de ensino para todos, jamais esquecer que cada aluno possui sua subjetividade, que cada aluno é único.

Sabemos que o ensino de qualidade traz um fazer diferente, inovar , criar, onde se buscam novas formas de ensinar para que os alunos se tornem produtores do seu conhecimento.

Assim, é possível verificar que os sujeitos professores não trabalham com uma forma real de ensino com o lúdico que contemple a verdadeira aprendizagem escolar.

Os resultados obtidos reforçaram que as práticas em sala de aula não estão caminhando para o ensino de qualidade e há muito que se fazer para que o ensino com o lúdico venha ter uma prática de forma comum dentro do ambiente escola.

Nesta reflexão faremos entender a importância de se criar atividades que envolvam a aprendizagem, usando o lúdico e a Literatura Infantil, com a vasta combinação de estilos musicais, a falta de regras na exposição da música faz nos analisar cuidadosamente o trabalho com as mesmas em sala de aula para assim não trazer para as crianças danos. Trabalhar em uma escola com crianças pequenas e como atuar favorecendo e beneficiando seu maior desempenho em outras atividades escolares. Ampliando a sua visão de mundo e beneficiando seu desenvolvimento cognitivo, sua autonomia e sua autoestima.

DESENVOLVIMENTO

É notável nas escolas e no dia a dia das crianças brincando de faz de conta, fingem que uma coisa é outra. Nesse universo de brincadeira a criança imagina se expressa e reinventa o mundo. Nesse reinventar podemos utilizar as Artes como um todo para trabalhar a Educação Infantil.

O professor, os pesquisadores e sobre o ensino, podem potencializar e ajudar a criança a imaginar e ressignificar o que lhe está sendo oferecido pelas produções culturais endereçadas a elas.

Uma das principais ideias vinculadas ao papel da escola é o de assegurar o desenvolvimento e aprendizagem aos educandos. Para o cumprimento deste objetivo, muitas vezes os educadores ficam presos na questão de vencer os conteúdos através da aplicação de atividades formais de registro, ficando assim, sem tempo para as atividades lúdicas.

Quando isso acontece, a aprendizagem pode até se efetivar, mas podem abrir lacunas nos outros aspectos do desenvolvimento. Os jogos e brincadeiras requerem um tempo especial do professor para planejamento, execução e avaliação das atividades, concomitante a um domínio para orientar e acompanhar as crianças, porém, os ganhos para a aprendizagem global podem ser significativos.

Na Educação Infantil há uma pergunta muito constante que na prática já vi professores fazendo na hora do Planejamento, por não serem específicos e ter que atuar nessa área da aprendizagem. Pois em alguns municípios, este tipo de conteúdo ainda é atribuído aos professores polivalentes da Educação Infantil. Eles são tão pequenos, o que podemos trabalhar que são específicos de Artes?

Mas temos várias atividades que podem ser desenvolvidas com materiais que estão ao alcance e são apropriados para essa faixa etária. São jogos que podem ser confeccionados como tangran, dominó, etc. Além disso, também podem ser trabalhados o desenho e analisarmos suas fases de desenvolvimento, esculturas com sucatas, massinhas e outros, confecção de fantoches para contar suas próprias histórias infantis. Pinturas utilizando dedo, pincel, rolinhos, buchinhas e elementos da natureza como algumas folhas, carimbos de legumes, frutas e outros.

Discorreremos sobre algumas atividades pesquisadas, que podemos fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (556.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com