Produção textual individual (PTI) Cultura e à Arte no Cotidiano Escolar
Por: Débora Souza • 28/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.263 Palavras (10 Páginas) • 382 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Débora Cristina Guerino de Souza Gomes RA: 2337681303
Produção textual individual (PTI)
Cultura e à Arte no cotidiano escolar
HORTOLÂNDIA SP
2020
Débora Cristina Guerino de Souza Gomes RA: 2337681303
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Produção textual individual (PTI)
Cultura e à Arte no cotidiano escolar
Produção textual apresentado às disciplinas de Educação e Artes, Letramentos e Alfabetização, Literatura Infantojuvenil, Ludicidade e Educação, Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento e Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil.
Interpretação de Texto como requisito parcial e obtenção de média para aprovação no curso de Pedagogia.
Tutor (a) EAD – Janilce Meire Gomes Muniz
HORTOLÂNDIA SP
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..................................................................................... 4
DESENVOLVIMENTO
- CULTURA E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL....................... 5
- LITERTURA INFANTIL.............................................................. 6
- LUDICIDADE ATRAVÉS DA MUSICA..................................... 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................. 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................... 14
INTRODUÇÃO
A Cultura e à Arte no cotidiano escolar infelizmente em muitos momentos não é valorizado, percebemos a ausência do lúdico, da cultura, e das atividades artísticas sendo substituídos em muitas escolas por uma rotina de escolarização precoce.
O processo de ensino aprendizagem na construção da identidade e desenvolvimento da criança acontece ao longo da vida que busca associar o lúdico com o aprendizado sistemático, e é intensa durante toda a educação infantil e nos anos iniciais, então a crescente necessidade de despertar nelas o interesse e prazer pela leitura, através de atividades outros estímulos, que devem ser feitos diariamente, desde a primeira fase, assim no futuro influenciando positivamente o processo de alfabetização e letramento.
Desta forma o objetivo deste portfólio é apresentar a relevância da cultura e a arte no contexto escolar onde a literatura infantil, a música, a dança, o contato com histórias, e a ludicidade, sendo introduzidos no dia a dia dentro e fora da sala de aula pode ter um impacto marcante e progressivo no ensino aprendizagem das crianças, e ainda facilitando a rotina dos educadores já que é uma forma divertida e prazerosa de se trabalhar na educação infantil.
DESENVOLVIMENTO
- CULTURA E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A partir de que nascem as crianças, se deparam com uma lista de símbolos e significados construídos pelas gerações que a precederam e reconstruíram os significados do universo físico, psicológico, social, e cultural. É natural que as crianças entrem em convívio com o universo, agindo sobre ele com apego, motricidade e cognição; e constroem para si um repertório perceptivo de cores, formas, sabores, texturas, sons e gestos, atribuindo a este universo, sentidos e diferentes organizações. O educador deve considerar essas diferentes organizações e colocar o desafio de traçar outras.
Na fase da educação infantil as atividades culturais e artísticas contribuem com ótimas oportunidades de desenvolvimento, uma vez que ficam ao seu alcance diversos tipos de materiais para se trabalhar, além da arte espontânea que surge com brincadeiras ou de uma proposta direcionada.
No ambiente escolar trabalhamos com diferentes culturas e artes. Cada um com suas particularidades, diferenças, diversidades entre outros explorando e apresentando visões diversificadas. O professor de educação infantil busca proporcionar atividades artísticas criando símbolos que expressem sentimentos e pensamentos, portanto, para que isso aconteça é necessário planejar, orientar e avaliar as atividades, ou seja, o professor deve ser um observador sensível e bem atento, buscar sempre técnicas novas e recursos para explorar a arte dentro e fora da sala de aula, contribuindo assim para o bom desenvolvimento do seu aluno.
- LITERATURA INFANTIL
A literatura é contemplada, sobretudo na terceira das dez Competências Gerais da Educação Básica:
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de praticas diversificadas da produção artístico- cultural.
Na educação Infantil, a Base estabelece cinco campos de experiência, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de cada ano. São eles:
- O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Dentre os cinco, a prática literária se mostra mais presente no campo Escuta, fala, pensamento e imaginação. Para as crianças de até 6 anos de idade, essa prática supõe o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais (contos, fábulas, poemas, cordéis e histórias), propiciando o desenvolvimento das capacidades de leitura. Além disso, tal contato estimula a imaginação das crianças e amplia seu conhecimento acerca do mundo.
...