A Chegada da internet e tantos meios tecnológicos vem se perdendo o hábito de brincar
Por: sallyelen • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.920 Palavras (8 Páginas) • 402 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Organização do espaço escolar e Planejamento 4
2.2 Ludicidade e Música ...................................................................................5
2.3 Plano de Aula ..............................................................................................6
3 CONCLUSÃO.................................................................................................8
REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
Atualmente com a chegada da internet e tantos meios tecnológicos vem se perdendo o hábito de brincar, que é tão fundamental na construção dos aspectos sociais e cognitivos da criança. Os benefícios do brincar são diversos como: desenvolvimento da oralidade, desenvolvimento afetivo e também auxilia muita na socialização dos pequenos.
Tendo como opções as seguintes linguagens artísticas:
- Música;
- Teatro;
- Dança;
- Artes Visuais.
Escolhemos a música como tema de elaboração de atividades para o 1° ano de ensino da Educação Infantil. Como uma maneira Lúdica de ensino, que auxiliará na aprendizagem dos infantes.
É de conhecimento de todos o fascínio e o prazer que a música exerce sobre nós desde o ventre; esse apreço nos segue ao longo de nosso desenvolvimento até a fase adulta. Mas, com este tema não analizaremos a música como siples forma de lazer, mas sim inserida no contexto de ensinar, como prática de ensino eficaz e divertida.
A Música é em várias situações banalizadas por ter a ideia que a Música só pode ser utilizada em momentos de lazer ou brincadeiras livres; porém ao estudar um pouco sobre o assunto para realização deste trabalho, pudemos observar que este pensamento é completamente equivocado. A Música pode ser inserida em vários momentos na sala de aula, pode ser desenvolvida atividades de memorização, atividades psicomotoras através dela, e várias outras atividades. Basta o educador não se prender a pensamentos tradicionais e engessados e deixar com que sua imaginação flua.
Ainda sobre o tema música, desenvolveremos um plano de aula a ser utilizado no 1° ano da Educação Infantil. Falaremos um pouco a cerca da importância dos Planos de aula na vida do Professor, como forma de organizar suas atividades, sua aula e também como forma de otimizar o seu tempo em sala de aula.
- DESENVOLVIMENTO
- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E PLANEJAMENTO
O Espaço escolar no meio da educação infantil, deve ser um espaço diferenciado que estimule o infante em seus mais variados aspectos. Este local deve oferecer ambientes agradáveis e instigantes para a socialização e construção do aprendizado infantil – levando em consideração que as crianças pequenas precisam de muito estimulo visual, salas com muitas cores, figuras geométricas, letras e números são consideradas como um estimulo positivo ao aprendizado. Conforme Horn (2007, p.61), a organização dessas instituições: traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário.
Portanto as instituições que atendem a Educação infantil necessitam de um cuidado especial de seus gestores, pais de alunos, funcionários da instituição e principalmente dos governantes. Pois é logo nos anos iniciais que a personalidade do infante é desenvolvida e consolidada.
Professores e educadores, devem criar estratégias que colaborem para a otimização do processo de ensino, que auxiliem na organização escolar. Estes profissionais devem ter o conhecimento acerca de seu importante papel nas escolas, devem ajudar no processo de ensino de forma organizada e eficaz.
O que possibilita a eficácia de um ensino é sem dúvidas como o espaço escolar é organizado, como é a sua estrutura, tanto física como de corpo docente. O espaço escolar sem essa organização não irá possibilitar um desenvolvimento e uma aprendizagem de qualidade para seus alunos. A busca pela constituição de um ambiente de ensino que proporcione boas experiências para a criança é extremamente necessário, pois este exerce papel fundamental no desenvolvimento das crianças.
[...] o termo espaço se refere aos locais onde as atividades são realizadas, caracterizados por objetos, móveis, materiais didáticos, decoração. O termo ambiente diz respeito ao conjunto desse espaço físico e às relações que nele se estabelecem (HORN, 2007, p.35).
Dessa forma vemos o quão necessário é a reflexão sobre a organização dos espaços escolares, é preciso lembrar que os espações destinados aos infantes, são espaços detentores de cultura. As crianças devem se sentir confortáveis, felizes e seguras nas escolas, conforme expôs Tiriba (2008, p.38), “do ponto de vista das crianças, não importa que a escola seja um direito, importa que seja agradável, interessante, instigante, que seja um lugar para onde elas desejem retornar sempre”.
O planejamento escolar, ou plano de aula como são chamados; consegue otimizar o tempo do professor em sala de aula, uma vez que norteia o professor entre uma atividade e outra e até mesmo no tempo livre. Uma aula na qual não se utiliza o plano de aula, pode ter um desempenho muito negativo, se tornando uma aula desorganizada ou até mesmo cansativa.
Contudo, o que é um plano de aula? Pra que ele serve? O Planejamento escolar serve para que a aula transcorra com clareza e objetividade, nele consta várias atividades didáticas previstas para o dia e também atividades extras, que possam ser inseridas caso seja necessário. É um ótimo meio para o professor elaborar sua metodologia de ensino conforme os objetivos a serem alcançados.
Apesar do planejamento nortear o professor em sala de aula, não podemos esquecer dos imprevistos que surgem, tendo que haver uma flexibilidade frente a situações imprevistas.
...