A Ciências humanas e da natureza
Por: 42696359830 • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.733 Palavras (7 Páginas) • 156 Visualizações
Análise
O livro 1 – Projeto Buriti, ciências humanas e da natureza, é dividido em quatro unidades: Sendo duas abordando geografia e duas abordando história, unidade 1 e 4 abordam historia e unidade 2 e 3 abordam geografia.
Unidade 1: Indicando para fazer um álbum de animais diurnos e noturnos, como medir a passagem do tempo, trabalhando com calendário e relógios, proporcionando como atividade o calendário de Suyá, de acordo com o PCN na área de ciências humanas tem que se trabalhar a contextualização marcada pela noção de tempo e espaço.
A área de Ciências Humanas contribui
para que os alunos desenvolvam a
cognição in situ, ou seja, sem
prescindir da contextualização
marcada pelas noções de tempo e
espaço, conceitos fundamentais
da área. (PCN, pg. 305, 1997)
Unidade 4: O objeto do dia a dia, percepção de diferentes objetos, indicando para fazer atividade de flutua ou afunda com diversos objetos. A cerâmica na cultura brasileira, observando objetos, observar objetos, indicando objetos que contam história,
O museu afro-brasileiro, painel multicultural transformando materiais recicláveis em artesanato.
Nesse livro o ensino de história aborda a passagem do tempo materiais artesanais, como criar e narra histórias, como trabalhar com materiais recicláveis, fala sobre a cultura cada pessoa tem sua cultura, identifica visões de diferentes sujeitos, culturas e povos respeitando a cultura de cada um.
O livro vai evoluindo com os ensinos para que assim as crianças não fiquem somente naquele conteúdo, mas que vai avançando seus conhecimentos e aprendizagem de acordo com eles.
É abordado também o caráter interdisciplinar, analisado por meio de atividades, esclarecimento de informações e contextos diversificados, com os quais o professor pode propor pesquisas e atribuir um trabalho articulado conforme a realidade próxima dos alunos.
Apresentam na abertura imagens que convidam o aluno a expressar suas ideias sobre o tema a ser trabalhado. Os temas e atividades possuem uma estrutura clara, enfatizando os aspectos principais do conteúdo, e utilizam-se marcadores textuais nos títulos e subtítulos para auxiliar na identificação do assunto principal do texto. Na seção “Para ler e escrever melhor”, após responder as atividades os alunos são convidados a escrever um texto próprio, com base no conteúdo abordado dentro da unidade. O objetivo da seção “Ampliação” é aprofundar o tema proposto sob diferentes perspectivas e fontes históricas. Os temas transversais são trabalhados nos textos “Educação em valores”, exibidos na seção “O mundo que queremos”.
Analisamos que no primeiro eixo é trabalhado o conceito de tempo histórico, através de atividades que visam o desenvolvimento de noções cronológicas, estabelecendo relações entre o mais próximo e o mais distante, originando-se das ações individuais dentro da organização da vida coletiva.
A edição é rica em imagens e atividades, que propõem construir sistematicamente o saber histórico do aluno. São atividades que incitam a reflexão, e algumas delas tem desdobramentos fora de sala de aula, tornando o conteúdo mais relevante e atraente, contextualizado com o dia a dia das crianças.
...