A Contribuição de Paulo Freire para a Educação
Por: Etiene Mello • 6/3/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 445 Palavras (2 Páginas) • 73 Visualizações
A contribuição de Paulo Freire para a educação
O artigo de Gonçalves (2016), nos traz alguns direcionamentos quanto o pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da concepção de filosofia da educação, nos fazendo compreender o significado educacional/educativo do discurso freiriano. Segundo Gonçalves (2016), é evidente que a matriz filosófica do pensamento de Paulo Freire está embasada no pensamento dialético de Hegel e nos traz, a título de exemplo, a obra “Pedagogia do Oprimido”, que segue de perto o sistema filosófico hegeliano, presente nas obras Ciência da Lógica e Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Hegel.
Tanto Hegel como Freire, tratam da “circularidade dialética da estrutura epistemológica veiculada, a objetividade resulta da exteriorização e concretização da subjetividade na forma da “diferença” fora de si” (GONÇALVES, 2016, p. 9), dessa forma, o método utilizado por Hegel apoia teoricamente a integração permanente entre subjetividade e objetividade que Paulo Freire preconiza.
É a partir disso, que se estende o processo dialético para a relação entre sujeitos, pois de acordo com Gonçalves (2016) o “oprimido só será capaz de compreender os mecanismos psicossociais que concorrem para a introjeção do opressor na sua mente e identificar os obstáculos epistemológicos em objetivar o opressor como um outro por esta via”. A educação libertadora defendida por Paulo Freire, parte da conscientização, da problematização e do diálogo, pois o processo educativo de base emancipatório-libertário defende uma práxis transformadora, conforme postula Freire
a conscientização não pode existir fora da práxis, ou melhor, sem o ato ação-reflexão. Esta unidade dialética constitui, de maneira permanente, o modo de ser ou de transformar o mundo que caracteriza os homens. Por isso mesmo, a conscientização é um compromisso histórico”. (FREIRE, 1980, p. 26).
Freire em sua pedagogia progressista recorda ao educando de sua história, de sua presença transformadora no contexto em que este insere-se. Sua maior contribuição para a educação foi o processo de humanização, permitindo que cada educando liberte-se desta realidade opressora e isso ocorre pela problematização e pela relação dialógica dos sujeitos.
Sendo assim, é de suma importância conhecer o legado que Paulo Freire nos deixou, pois é pensador que nos auxilia a compreender a educação como parte da sociedade e em constante transformação. Sua pedagogia nos faz refletir e desenvolver a consciência crítica, para que possamos compreender e interpretar a nossa realidade, tendo condições de agir sobre ela mediante opções comprometidas, transformar o mundo tornando o educando sujeito da sua história.
Referências
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. 3. ed. São Paulo: Ed. Moraes, 1980.
GONÇALVES, J. L. A. O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação. Interritórios - Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco Caruaru, Brasil, v.2; n. 2. 2016.
Página de
...