A DISLEXIA NAS SERIES INICIAIS
Por: Prissg • 20/9/2018 • Monografia • 686 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN
ALARISSA PERGENTINO DA SILVA
A DISLEXIA NAS SERIES INICIAIS
Rio de Janeiro
2018
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN
ALARISSA PERGENTINO DA SILVA
201510457
A DISLEXIA NAS SERIES INICIAIS
Trabalho de Conclusão de curso apresentado à professora Orientadora Jucélia, como parte do requisito parcial para obtenção do Título de Licenciatura em Pedagogia.
Rio de Janeiro
2018
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em minha vida. A professora Jucélia pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste TCC e a minha família, por acreditar em mim.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a minha mãe, a minha madrinha e ao meu esposo Roberto que me deram apoio e incentivo nas horas difíceis. Sou grata também, a minha amiga Lailane que não me deixou ser vencida pelo cansaço. Meus agradecimentos também ao meu irmão, primos, tias e avós, que de alguma forma contribuíram para que o sonho da faculdade se tornasse realidade.
“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”. (Jean Piaget)
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa está voltada para o entendimento sobre a dislexia. A dislexia é o problema ou o distúrbio específico da leitura, ou seja, da decodificação dos códigos, então esses indivíduos confundem, troca, fogem de todo o processo de leitura e escrita. Até mesmo porque na leitura muitas vezes as letras embaralham ou eles não conseguem identificar a sonoridade de cada som.
A dislexia é uma dificuldade específica da área da leitura e da escrita ela está diretamente ligada ao processamento da informação. Então a informação que é registrada pelo cérebro e que deve ser decodificada de maneira que possa se atribuir um significado para aqueles símbolos. Esse processamento mental no caso da dislexia está prejudicado ou interrompido quando se trata de uma dislexia mais severa e em uma pessoa que não tem dislexia no momento da Leitura, esta área do lado esquerdo do cérebro é ativada é nesta área que ocorre a identificação das letras.
Essa outra região do cérebro é responsável por dar significado às palavras e finalmente uma terceira área processa todas essas informações no caso de uma pessoa com dislexia as áreas responsáveis pela identificação das letras e pelo significado das palavras apresentam problemas químicos e é bem menos ativada para compensar isso a parte frontal e até a do lado direito do cérebro são bem mais ativados.
A escrita da palavra manda à identificação dos símbolos gráficos e a forma de organização desses símbolos gráficos para compor a palavra e a atribuição do significado aquele grupo de símbolos que representam uma determinada palavra uma determinada ideia, então no processamento dos símbolos gráficos que serão agrupados para formar a palavra existe um fator na decodificação da informação que interfere de maneira que não haja uma constância na construção mental daquele símbolo. O que significa escrever a mesma palavra vezes dez vezes de forma diferente as letras que eu escolho para compor aquela palavra aleatória.
...