A Dialética da Natureza
Por: railda2013barros • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MARIA EDILÂNIA LOPES DE SOUSA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
contexto histórico da educação na formação do homem
[pic 3]
BOM JESUS DA LAPA
2015
MARIA EDILÂNIA LOPES DE SOUSA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
contexto histórico da educação na formação do homem
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico,Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.
Profs:Andressa Aparecida Lopes,Edilaine Vagula,Edinéia de Cássia Santos Pinho,Fabiane Muzardo,José Adir Lins Machado,Mari Clair Moro, Reinaldo NishiKawa,Taíse Nishikawa.
Semestre:1º
Tutor eletrônico: Camila Sacchelli Tomasetti
BOM JESUS DA LAPA
2015
SUMÁRIO
1.RESUMO................................................................................................................4
2.INTRODUÇÃO.........................................................................................................5
3.DESENVOLVIMENTO.............................................................................................6
4.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................9
5.REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
RESUMO
Por mais que os índices de formação escolar atuais estejam constantemente apresentando melhorias, e com isso consigamos importantes avanços tecnológicos e científicos, os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo.
Um dos motivos disso estar acontecendo pode ser porque as virtudes originariamente presentes na transmissão do saber foram adquirindo finalidade prática ou então foram substituídas por outras, de modo que honra, coragem e prudência, por exemplo, cederam lugar, à excelência em atendimento, ao despertar necessidades e à empatia com o cliente, pois o outro é agora um cliente ou consumidor.
Parece que o sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão. A educação é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão.Uma educação consciente eleva a capacidade a um nível superior e cria melhores formas de existência humana.
Na educação a força vital criadora atinge um alto grau de intensidade através do conhecimento e da vontade, dirigida para a consecução de um fim,pertence por essência à comunidade, faz parte do caráter comunitário do homem,participa no crescimento da sociedade, pois a história da educação está condicionada pela transformação dos valores para cada sociedade.
A educação fica impossibilitada de ocorrer quando a tradição é destruída, e é bom lembrar que a estabilidade também pode ser indício de momentos finais de uma cultura.
Qualquer povo altamente organizado tem um sistema educativo, mas nenhum igual ao ideal grego de formação humana. Os gregos viram pela primeira vez que a educação tem de ser também um processo de construção consciente.Na idade moderna a divisão entre o trabalho e o lazer,conhecer e fazer,homem e natureza resultou na cisão dos conteúdos da educação.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos a respeito de como historicamente a educação,contibui para a formação do homem e sua convivência em sociedade, tornando o príncipio mais importante de construção do conhecimento.
Conceituando as mudanças ocorridas acerca do processo educativo,e como estabeleceu a construção e transmissão do saber,e formação de valores entre os povos.
DESENVOLVIMENTO
A escola possui o grande desafio, em relação a formação do ser humano,estabelecendo assim condições mais adequadas para atender os indivíduos que dela participam. Devendo a mesma compreender os fatores motivadores das transformações com o processos históricos sociais, políticos e econômicos da sociedade.
A educação passou por várias transformações, onde na sociedade participa no desenvolvimento e na evolução pessoas,os princípios os quais a educação transmitiam a sociedade.
A força que a educação tem na participação e formação de valores,para povos diferentes,dos quais o modelo “Grego”, onde o sistema educativo era altamente organizado,fazendo de educação um processo de construção consciente.
Na idade moderna a educação, separava mente e mundo,onde as ideias se originavam de um determinado indivíduo,prevalecendo assim o indivudualismo,longe de uma educação pautada na coletividade e inclusiva,cada um dominava suas idéias
O conhecimento se baseava nas concepções e pensamentos filosoficos,sendo o mesmo apresentado em dois tipos,o dos homens comuns, conhecimento filosófico ou científico,prevalecendo a filosofia como única forma de buscar o conhecimento.
O homem despertava o desejo contínuo de saber,a conquista da sabedoria era um processo contínuo e de auto-superação,carregando consigo o compromisso social e politico.A felicidade dependia da natureza racional do homem,a qual era fruto de seu intelectual,deixando de lado ambições pelo prazer e pela riqueza,buscando uma vida sossegada e sem pertubações do cotidiano
Em Aristóteles, (Vasquez, 1989, p. 240 e 241).
(...) a virtude consiste no termo médio entre dois extremos (um excesso e um defeito). Assim, o valor está entre a temeridade e a covardia; a liberalidade, entre a prodigalidade e a avareza; a justiça, entre o egoísmo e o esquecimento de si. Por conseguinte, a virtude é um equilíbrio entre dois extremos instáveis e igualmente prejudiciais. Finalmente, a felicidade que se alcança mediante a virtude, e que é o seu coroamento, exige necessariamente algumas condições - maturidade, bens materiais, liberdade pessoal, saúde etc -, embora estas condições não bastem sozinhas para fazer alguém feliz.
...