TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença entre exame e avaliação

Por:   •  9/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  3.412 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Aluno: Israel Mendes Melo

Disciplina:Práticas Pedagógicas em Avaliação e Aprendizagem

Professora: Mirian Leite

Matrícula: 201610175311

 

1)

 No vídeo, Luckese aborda a diferença entre exame e avaliação. Em primeiro momento, Luckese enuncia que a avaliação tem como função dar um diagnóstico para obter melhorias no processo de aprendizagem e ter um resultado satisfatório.

 

  Segundo Luckesi, no geral, o que as escolas chamam de avaliação na verdade são exames. O exame possui algumas características específicas, entre elas, a de que um exame é pontual. No exame pontual o que importa é o presente. Como no vestibular, não interessa para o avaliador as competências que precedem o exame, assim, caso o aluno vá mal na prova ele não é aceito na universidade.

 Outras características são o fato de serem classificatórios, ou seja, classificam o aluno de 0 a 10 (aprovados e reprovados), têm uma ficha, histórico escolar e uma média de notas.

 Por fim, o exame também é seletivo, e tem por consequência excluir uma parcela da população, o que reduz, por exemplo, a média de aproveitamento dos alunos da educação brasileira. Segundo Luckesi, a média de aproveitamento do ensino fundamental quanto do médio tem sido de 35%, ou seja, a cada 100 alunos, 65 não têm acesso à série subsequente. Portanto, o exame tem essa característica excludente.

 A avaliação, por sua vez, possui três características que são opostas ao exame: é não pontual, dinâmica e includente.

Quando diz-se que a avaliação é não pontual significa que leva em conta o que aconteceu antes, durante, e o que pode vir acontecer depois. O avaliado ainda não sabe, mas depois pode vir a saber e, para isso, deve haver um trabalho educativo para que isso aconteça.  

  A avaliação também é dinâmica: ela diagnostica para que haja uma possibilidade de melhoria. A avaliação deve ser formativa, dialética, dialógica e mediadora, para que haja possibilidade de melhoria. Propicia uma condição mais satisfatória, e pra isso cada autor selecionou um adjetivo que reforça o conceito de avaliação.

  A última característica da avaliação é que ela é includente, isto é, a avaliação traz para dentro do processo educativo que conduz a aprendizagem. Avaliar deve ser a postura mais atuante e permanentemente do educador.

2)

Assim como Luckesi, Perrenou discutiu sobre um antagonismo no método de avaliação que está entre a avaliação tradicional e avaliação formativa.

 O método de avaliação tradicional realizado na escola consiste na criação de hierarquias de excelência. Os alunos são submetidos a realizar diversas atividades, sendo que nenhuma delas é decisiva, desta forma, há um controle didático sobre o  aluno que tem como objetivo apenas o “passar de ano”. Ao final ano letivo, as hierarquias de excelência escolar comandam o prosseguimento normal do curso, e ao longo de todo curso elas regem o que se chama de êxito ou fracasso escolar, que pode ser decidida por até um décimo de diferença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com